A ilha ao Norte

Ao norte da cidade existe uma ilha, sua existência é de desconhecimento quase geral da população, no entanto, é bastante frequentada, por jovens apaixonados ou em busca de prazeres propiciados por álcool e outros aditivos. A grande maioria que frequenta o local, nunca percebe que se trata de uma ilha, e trata a travessia por água como um mero obstáculo para se alcançar a desejada privacidade.

A ilha não tem nada de especial, sequer pode ser chamada de “A ilha”, já que ela é só mais uma entre tantas outras ilhas desconhecidas nessa cidade, o que prova que, no mínimo, falta curiosidade e atenção aos habitantes da cidade.

Além de nada em especial, essa ilha, que chamarei de ilha coração, ( não tem formato de coração, não tire conclusões precipitadas) é o que os estudiosos da geografia chamariam de lugar, em um muda ideal, os estudantes do quinto ano também chamariam, mas eles possuem dificuldade em entender o conceito de lugar, o que é irônico ao extremo.

O que torna essa ilha um lugar, são as pessoas que a frequentam, e suas histórias pessoais. Imagine você, o que está por trás de um casal apaixonado que recorre a ilha, o que significa também recorrer a invasão de propriedade, para conseguir um pouco de privacidade? O que leva um grupo de amigos a procurar uma aventura em uma terra “inexplorada” com um frango inteiro e um saco de carvão? Por que existem tantos litros de bebida aos arredores da ilha ?

A resposta para essas questões é um grande e sonoro, não importa, o que importa é que toda essa atividade humana não identificada transforma essa ilha em um lugar.

Gosto de pensar que os frequentadores desse lugar, ignoram todos os vestígios da presença humana, e acreditam que são os únicos que conhecem o paradeiro do seu lugar secreto e especial. Bem, talvez um mesmo lugar seja um lugar oculto e especial para diversas pessoas.

Para mim, é apenas uma porção de terra cercada por água ao norte da cidade, que fica para além do parque da eternidade, quase como em " O Segredo Além do Jardim".