Eles não merecem a medalha do Marechal Cordeiro de Farias.

Faz algum tempo, li a biografia do Marechal Cordeiro de Farias (meio século de combate), um oficial que foi respeitado e admirado no meio militar e também entre os civis; a medalha que leva o seu nome é uma das mais importantes homenagens do Exército brasileiro.

Cordeiro de Farias foi um dos Tenentistas que fizeram parte da Coluna Prestes, lembram? Em sua maturidade como oficial do exército, Cordeiro passou a defender o distanciamento das forças armadas da política, pois essa não seria, segundo ele, a vocação de um verdadeiro soldado.

Seguindo a mesma linha do Marechal, é ponto pacífico entre os especialistas de direito público, que as forças armadas não devem participar do jogo político. Destarte, o advogado e consultor em direito público, Ericson Scorsim, explica que haveria o risco do desequilíbrio das forças democráticas, uma sinalização de desvio de funções e ruptura à ordem institucional.

“objetivo do princípio do controle civil das forças armadas é prevenir a interferência militar na vida política nacional, algo nefasto para a democracia. Segundo o princípio, a gestão do governo deve ser conduzida por civis”.

Cordeiro de Farias era um homem a frente do seu tempo; defendia que nem mesmo o ministro da defesa, que é um cargo político, fosse um militar (interessante, não é mesmo?). O Brasil vinha seguindo essa recomendação nos últimos 20 anos, mas, a partir do governo Bolsonaro, essa regra foi quebrada.

Para termos uma ideia, nos EUA - que vive em guerra constantemente - existe uma quarentena de 7 anos para que os militares possam assumir o cargo de Secretário da Defesa, posto similar ao Ministro da Defesa. Por lá, o legislador preocupou-se com o controle objetivo das forças armadas.

“Controle objetivo: O controle civil objetivo só se dá com a máxima profissionalização do corpo de oficiais e com uma concomitante redução da participação dos militares na vida política do Estado e o respeito da classe castrense às estruturas democráticas do Estado”.

Ninguém é perfeito

Esse respeitável militar da revolução tenentista, infelizmente, foi um dos mentores do golpe militar de 1964. Contudo, seu objetivo era que o exército tivesse um papel de curtíssimo prazo no golpe. Segundo ele, ficou decidido pelo alto comando militar - do qual ele fazia parte – que depois da destituição de João Goulart, as forças armadas chamariam novas eleições, devolvendo o Estado brasileiro aos civis.

No entanto, como todos sabem, isso não aconteceu, pois Castelo Branco e seus pares - o que era de se esperar - foram picados pela mosca azul da política. Decepcionado com o alto comando, Cordeiro de Farias foi para reserva.

Dez anos mais tarde, o então presidente Ernesto Geisel, precisando de um militar que, além de inteligência, tivesse lucidez, convidou Cordeiro para compor uma assessoria com vistas à transição democrática; sua participação teve como resultado a Lei de Anistia, que trouxe de volta os exilados políticos.

Esse grande oficial do exército brasileiro deve estar se revirando no túmulo nesse momento, porque as forças armadas voltaram a se envolver no jogo político. Alguns, esquecendo os princípios constitucionais, ameaçam a sociedade com um novo golpe .

Outros tempos

Em 1964, pelo menos, a guerra fria proporcionava relativa justificativa - embora frágil – para esse triste capítulo da nossa história. A guerra fria estava no seu auge; os EUA , que tiveram participação decisiva no golpe de 1964, pregavam a doutrina Monroe: “América para os americanos”. Este pensamento recrudesceu com a revolução cubana, ocorrida em 1959 e que ainda reverberava no seio das Américas.

Caros militares, voltem para seus postos e assumam o verdadeiro papel que lhes fora dado pela Constituição Federal. Dizer que “a nossa bandeira jamais será vermelha” é algo completamente anacrônico e desnecessário. Ademais, corremos o risco de manchar o “verde-louro desta flâmula” com o sangue dos nossos próprios irmãos. Aí sim, teremos uma bandeira indesejada.

“ Maldito é o soldado que aponta sua arma contra o seu povo” – Simon Bolívar.

Albertino Ribeiro
Enviado por Albertino Ribeiro em 15/07/2022
Código do texto: T7560441
Classificação de conteúdo: seguro