Carta para uma tia de 87 anos

 

Tia T.,

Tia, você pediu entendimento... aqui está. "Deixo aqui a Instrução, cabe a cada um o recebimento"
Provavelmente esta será a maior carta que você já recebeu na vida, rsrs. Leia com Atenção, Observe as suas emoções... não concorde nem discorde, apenas... leia.
Dica: Quando ler "você", não leve para o lado pessoal.
Amo Você (e você também), em Verdade, Liberdade, Amor e Alegria.

Ai tia, não sei bem como lhe explicar isto, pois as palavras são úteis para explicar as coisas da Terra, mas insuficientes para explicar as coisas do Céu...
Vai parecer confuso à princípio, mas se você Observar a sua vida e a vida das pessoas à sua volta, verá que É assim. Apenas Observe...
Sem Observação, somos apenas robôs, zumbis inconscientes andando pela Terra.
Tia, você, eu, e todos aqui na Terra, somos apenas um nome, um rabisco em uma folha de papel e em torno deste nome construímos e defendemos uma história: a história da pessoa que acreditamos ser.
Nos confundimos com a história de uma vida, que parece ser nossa, parece que somos nós que fazemos, controlamos, decidimos... mas, não é bem assim.
A Verdade é que Deus se limita/separa/esquece de Si e aparece como uma pessoa com consciência própria (cada um de nós), com objetivo de Despertar como uma pessoa, da mesma forma que Desperta no germinar de uma semente, no brotar de uma flor, no nascer do sol. Tia, não existe "nós e a natureza", somos parte dela, cada um de nós é só mais um lindo bichinho neste imenso jardim divino.

Deus criou com perfeição as condições necessárias para o grau máximo de separação de Si neste belo planetinha. Desde criança a pessoa é estimulada a fortalecer e defender o ego, sob  influência do ego dos pais e do ego coletivo. O resultado é um ego adulto fortemente enraizado na consciência da pessoa, um polvo de 80 braços que não lhe dá um segundo de Paz, de Alegria, de Liberdade, e a cada geração ele vai ficando mais forte, mais enraizado, mais agressivo.

Raramente Deus desperta nestas condições, mas quando isto acontece... O Reino dos Céus entra em festa, Deus pula, brinca, ri, se Alegra. E tudo bem se Ele raramente Desperta como pessoa... este planetinha azul é um cisco na imensidão do Universo repleto de Vida, onde Deus se experimenta em incontáveis cenários e formas diferentes. "Há muitas moradas na casa de meu Pai"

Este é o único objetivo de Deus: se realizar em nós e através de nós, nestas condições adversas. 
Sem Experimentar a Si, ele não é Deus. Como poderia saber O Que É, sem conhecer o que não é?
Uma vela acesa em um quarto amplamente iluminado sabe quem é, mas não experimentou este saber. É preciso apagar a luz para que ela se conheça, exista, se experimente. E aqui estamos nós... uma vela acesa no meio da escuridão.

Fomos educados/condicionados a acreditar que somos uma pessoa. Isto é normal, já que todos vivem assim, mas não é Natural. A pessoa é artificial, temporária, um pensamento de existência, pensando que existe.
Tia, não existe esta nossa vida, a única coisa que existe é Deus se experimentando, Deus em tudo, o tempo todo, sempre, é somente Ele. É isto não é uma teoria, uma crença, palavras bonitas... É a Verdade.

E a pessoa sofre quando existe/resiste, querendo controlar, modificar, desejar que tudo seja perfeito e adequado para ela, onde ela pode ganhar mais, ou perder menos.
Observe, que por mais riqueza/respeito/poder que a pessoa conquiste, ela continua sendo miserável porque sempre pede mais, espera mais, deseja mais..

É da natureza da pessoa/ego-consciência a insatisfação, o conflito, o sofrimento, o medo. Sem a pessoa resistindo, a Vida é o que É: pura manifestação divina.
O ego usa o pensamento para se manifestar, que é o que conhecemos por mente. "Penso, logo existo", uma frase criada pelo ego para justificar a sua existência.
Perceba isto: o  triste só aparece quando surge o pensamento lembrando algo triste que aconteceu (ou ainda nem aconteceu e talvez nunca aconteça).
Porque se a pessoa-ego está presente, só há miséria, sofrimento, medo, e o que chamamos de felicidade é somente um alívio para este sofrimento, pois a felicidade sempre carrega consigo o seu oposto, o medo.
É como o pêndulo de um relógio: um momento de felicidade, que logo pende para o lado do medo, outro momento de felicidade, volta para o medo. Ou seja, a felicidade justifica o medo, que justifica a felicidade...
Se você acredita em Deus, por que tem medo? Eu sei porque: Você acredita em Deus, mas não confia que Ele vai atender aos seus pedidos, e não vai mesmo, pois a Vontade Dele prevalece sobre toda a criação. Aí você sofre, porque seus desejos não estão bem na prioridade dele...rsrs
É só Observar a si e a todos à sua volta, e constatar isto. Olhe à sua volta e veja se as pessoas São felizes (Ser é eterno enquanto estar é temporário)
--
Porque estamos aqui, tia? Porque Deus quer se experimentar em tudo e em todas as coisas, sentimentos e emoções: ser pai, mãe, filha, criança, idoso, cachorro, grama, pedra, tristeza, felicidade, amor, ódio...
--
Ah, tia, não quero mais falar com você, pois você não existe. Não quero mais falar com a pessoa-ego, pois ela está se defendendo, protegendo, analisando, questionando, julgando... é da natureza da pessoa ser assim... desconfiada.
Quero falar com a Experiência de Deus brincando de ser Tia T.
E como Ele se diverte sendo a Tia T. Ela é engraçada, alegre, dançante, cheia de vida, e de vez em quando ... é brava, chora, choca, magoa, se sente magoada. Deus experimentou e experimenta tudo isto!
Mas Ele não quer ser a Tia T. até o corpo morrer, rsrs. Chega uma hora em que Ele quer Despertar, e esquecer esta história de Tia T. Foi legal, mas já deu!

Sem a pessoa-ego presente, Deus desperta em Alegria e Ele não precisa de nenhum motivo externo para ser Alegria: é a Sua Natureza. O pêndulo fica no meio, não pende para nenhum lado. Alegria não tem oposto.
Neste estado, mesmo o que chamam de tristeza é em si... Alegria.
Alegria pela oportunidade de experimentar o que conhecemos por tristeza.

Deixe que Ele assuma esta Vida. Observe, veja que o corpo, a Vida, não precisa de você. Seu corpo faz tudo sozinho sem você, e a Vida Acontece sem você e contra a sua vontade, pois a Vontade Dele impera sobre toda a criação.
Deixe que Ele Realize a Glória de se lembrar quem É, depois de ter sido a Tia T.
É por isto que você está aqui: para descobrir que não está, para realizar Deus, só para isto.

--
O que você pode fazer então, para permitir que Deus se realize através desta experiência chamada Tia T.?
Você (a pessoa-ego) não pode fazer nada, pois é justamente a presença e o fazer da pessoa que impedem esta Realização.
Sabemos que o corpo pode morrer (na doce ilusão da morte no corpo), a qualquer momento.
Abandone a pessoa-ego da Tia T., livre-se dela antes que o corpo morra, rsrs. "Em Verdade, em Verdade Vos digo: aquele que não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus". E renasça em Amor, Verdade, Alegria e Liberdade, livre do ego, do sofrimento e do medo.

E não adianta, nenhum terapeuta da Terra pode curar a pessoa-ego, porque a pessoa não tem cura. A única cura para a pessoa-ego é a morte (e não estou falando da morte no corpo).
Eu já morri. Este nomeado Valdemir não existe mais. Quem olha de fora não vê a diferença, rs. Deus é assim... silencioso... misterioso.
Nem por isso esta Vida nomeada Valdemir deixa de experimentar uma vida humana, com esposa, filhos, netos,... mas estes agora são todos um.
Esposa, filhos, filhos dos outros, cachorro, pedra, grama, passarinho, é tudo UM. Todos tem a mesma importância, pois ele ama a tudo e a todos. Ele não consegue se separar de mais nada, mas compreende que o sofrimento do mundo é assunto de Deus, não dele.
Ele não experimenta mais os pensamentos involuntários, pensa pontualmente quando precisa resolver algo, e resolve em segundos. Passado o momento, ele volta a ser o Silêncio, a Paz, o Amor, a Alegria, a Liberdade.

Ele também não permite os devaneios do ego na busca vã da compreensão deste mistério. Ele apenas... se entrega a Ele, o Dono do Mistério.
--
Mas... embora a pessoa não possa fazer nada a respeito, há um trabalho a ser feito. Mas não é um trabalho da pessoa, é um trabalho da Graça, desta Consciência que o homem chamou de Deus.
Este trabalho, é uma entrega, uma confiança total a esta Graça.
Entrega e Observação (Orai e Vigiai): Basta uma fagulha Dele na consciência, alguns segundos sem pensamento, sem ego, sem mente, sem Tia T. para que a Graça incendeie a consciência (a vela no quarto escuro) e tome de volta a Vida que é Dela.
--
O trabalho.
1) Observe o corpo: Veja o corpo fazendo tudo sozinho. Coloque consciência em cada simples momento. Veja que a Vida acontece sem você.

2) Observe a respiração: Não é você que respira, a respiração Acontece, é o sopro divino, e não é só ar para os pulmões. Relaxe a língua na boca (ela está sempre tensa no céu da boca, pronta para atacar e defender o ego), Testemunhe a respiração acontecendo e perceba que não consegue pensar/existir ao mesmo tempo em que Observa, pois Este que Observa é seu Eu Divino, Deus... Faça isto o tempo todo, para se colocar neste espaço sagrado onde a pessoa não existe mais.

3) Silencie: A paz está sempre presente, você é que a perturba. Só fale quando as suas palavras forem melhores do que o seu Silêncio (pensar também é falar). É no Silêncio que você Observa, Compreende, Aceita e Perdoa o barulho do outro, e enxerga como você era barulhento.

4) Questione o pensamento: Se você não consegue parar/controlar esta coisa pensando na "sua cabeça", então ela é algo fora de você, vivendo a sua vida. Se você não tem autoridade sobre isto, isto não é você.
Observe o pensamento: Encare-o, veja o que ele fala sobre você, sobre os outros e sobre o mundo. Você concorda com ele? Confia nele? Ele é mesmo o melhor mestre para conduzir esta experiência?
O pensamento (não Observado) é o criador de todo o sofrimento humano.
Observe: na ausência do pensamento a pessoa não existe e sem ela, não existe sofrimento, ansiedade, depressão, mágoa, tristeza (tudo derivado do medo). Claro que há coisas para ser resolvidas: simplesmente Resolva-as da melhor maneira possível, sempre a partir deste espaço sagrado de Paz, Amor, Liberdade e Alegria. O que o Amor faria agora? É a única pergunta válida.
E por favor... não deixe o pensamento ser usado pelo ego para criar novas "coisas para resolver". O ego cria problemas para que ele mesmo resolva, assim se sente útil e ocupado, viajando entre o passado e o futuro. Conflito é o alimento dele, que devora a sua consciência e não lhe deixa enxergar a sua Verdadeira Natureza Divina. Deus é assim, rsrs, Ele se desafia a não Ser Ele Mesmo.
Fique com o que o pensamento é: apenas um criador de formas. Tudo o que foi criado pela humanidade partiu do pensamento (1% dele, porque todo o resto é lixo mental, criado e mantido pelo ego).
Quando o pensamento involuntário sai de cena, neste espaço antes ocupado por fantasias e pensamentos inúteis Revela-se a Verdadeira Natureza deste maravilhoso mecanismo corpo-mente que apareceu neste plano, pela Graça Divina.
Este Observar, Testemunhar, abre a porta da consciência para que a Graça possa entrar. Ela jamais vai entrar sem ser convidada.
Mas não seja o observador ou o investigador. Seja a Observação, a Investigação, sem alguém, sem pessoa nisto.

Sem a pessoa-ego, a vida É o que é: quebrou? conserte, tropeçou? levante, magoou?  peça desculpa, foi magoado? perdoe (eles não sabem o que fazem) e por aí vai. Nada é pessoal, quando não há pessoa presente. A Vida é apenas manifestação da Vontade Divina.
--
Tia, o ego-pensamento que se afirma como "Tia T", vai continuar existindo após a morte do corpo.
O pensamento "Tia T" não precisa do corpo para viver, pois a "Tia T" não estava no corpo, era só um pensamento de existência...
Quando o pensamento "Tia T" abrir os olhos após deixar o corpo, vai continuar vivendo esta ilusão até que por uma ação da Graça, a ilusão se desfaça e este pensamento de existência se dissolva na Graça, de onde se originou. 
Então, tia, deixe que o pensamento "Tia T" se dissolva na Graça antes da morte do corpo, e viva em Paz, Amor, Liberdade e Alegria até o fim dos dias desta história chamada "Tia T", que nunca nasceu, e por isto não deve temer a morte do corpo.
Seja a Observação, seja a Investigação.
Perceba que quando você não está, Algo Grandioso, Amoroso, Alegre, Natural toma de volta o lugar que é Dele.
É um paradoxo incrível, mas enquanto a pessoa-ego estiver, Deus Natural não está. Os que negam esta Verdade estão com o deus que o homem criou à sua imagem e semelhança (não era o contrário?) E agora esperam que ele seja o "gênio da lâmpada", rsrs
E se perderam do Deus Natural, que existe antes mesmo do homem chama-lo de Deus, que Vive através de nós, Sua criação.
Deus é Natural, é para ser experimentado! Deus na mente é apenas mais uma crença, uma teoria, um devaneio do ego.
Estas palavras ferem o ego com espada de fogo, mas a Verdade é assim, ela o cerca por todos os lados e não há como fugir Dela. Ela quer lhe tirar da ilusão de ser algo separado Dela, menor que Ela, menos perfeita que Ela.
Está na hora de voltar e desconstruir esta historinha que contaram sobre você (e você acreditou, afinal, todos vivem assim). Questione!

Está na hora de encarar a Verdade que Se Apresenta Aqui. Qualquer leitura, palestra, práticas que comuniquem a Verdade não são de fato a Verdade. O conhecimento sobre Isto, não é Isto. Tudo isto é apenas um consolo para o ego, que confortavelmente se assenta na ilusão sobre a Verdade, sem nunca se aproximar de fato Dela. 

Estas palavras não são a Verdade, são apenas palavras tentando descreve-la. Você tem duas opções:

1) Balançar a cabeça, concordar, se maravilhar com isto, esquecer e nada mudar.

2) Constatar a Graça nesta Confissão sobre a Verdade, Aceitar este Convite e começar a Observar, Questionar, se Aproximar e Experimentar a Verdade assumindo a consciência. Onde antes havia uma pessoa-ego vivendo no medo, agora há apenas Amor, sem pessoa-ego presente. Só existem dois sentimentos: Amor ou medo.

Deus é grandioso, ele criou esta imensa peça de teatro em um cenário paradisíaco e auto sustentável, e dividiu-se em bilhões de atores e figurantes com livre arbítrio para ser o que quiserem, sem julgamento, pois como Deus poderia julgar a Si Mesmo? No entanto, Ele criou Leis Naturais que controlam este processo...
Não se confunda mais com o seu papel, Conheça o Autor da Peça. Ele só precisa de uma brecha na sua consciência para se manifestar.
A Porta está, sempre esteve e sempre estará... Aberta, mas é baixa e estreita: o ego não passa nela. "Vinde a mim como criancinhas, pois delas é o Reino Dos Céus".
Um Sorriso que Não É deste Mundo toma conta deste rosto, e Deus fez-se carne.

 

assina: Deus, brincando de ser Valdemir Nunes da Silva