O SENTIDO BIBLICO DA RESSURREIÇÃO

O SENTIDO BÍBLICO DA RESSURREIÇÃO

A ressurreição de Jesus não pode ser interpretada pelos critérios científicos da verificabilidade. É um acontecimento bíblico que escapa ao nosso tempo e ao nosso espaço. Aconteceu no tempo e no espaço mas transcende esses dois limites históricos. Escapa até a todas as formas de expressão, e assim o que conseguiremos é uma aproximação sem alcançar toda a riqueza do mistério da ressurreição. O Novo Testamento dá um novo sentido ao mistério pascal e à ressurreição de Jesus Cristo. A explicação do nome Páscoa é passar, ou seja: A passagem de Jesus deste mundo para ao Pai abrange em uma unidade estreitíssima paixão e ressurreição. Esta é a quintessência da teologia joanéia e de todo o Novo Testamento.18 Foi nesta Páscoa que surgiu a Igreja. Nessa passagem pela paixão, a Páscoa de Deus e a Páscoa do Ser humano se completam. Tudo isso porque em Cristo a divindade e a humanidade são uma só pessoa. Através dele nasceu a nova e a verdadeira aliança com a humanidade, chave de toda interpretação bíblica, em que passamos da morte para a vida através da sua ressurreição. Nesse sentido também a Bíblia fundamenta um tratado de esperança. Nosso Deus que criou todo o Universo é um Deus que esteve presente em todo o Antigo Testamento. Mesmo com as atitudes de infidelidade do povo, Deus nunca abandonou Israel. O Deus Javé presente na Bíblia acompanhou o povo desde o Gênesis até a chegada de seu Filho Jesus Cristo, e continua presente até hoje em nosso mundo. Esse mesmo Deus escolheu a vida e dá esperança para o Povo. A morte continua sendo um limite para a vida humana, mas esta não é o fim, mas através desta surge um novo começo para a pessoa. É uma passagem de libertação para os que creem que Jesus Cristo também ressuscitou, como nos relatam os textos bíblicos. É esta esperança cristã que vence a morte. Nos relatos bíblicos do Novo Testamento, nosso próximo tópico de estudos, Jesus Cristo não é reconhecido nem por seus próprios amigos, e quando reconhecido continua estranho. 18 CANTALAMESSA, Raniero. O Mistério da Páscoa, p. 19. Nesta citação paixão e ressurreição não são mais duas passagens distintas e contrapostas, mas conjugadas entre si através da Páscoa Cristã. Cristo passou por todos esses sofrimentos para entrar na sua glória. 22 Ele só é visto onde concede visão; só onde abre os olhos e o coração se deixa abrir é que se torna reconhecível neste mundo mortal a face do vencedor da morte e, nesta face, o outro mundo: o mundo que há de vir. Por isso é tão difícil, raiando mesmo pelo impossível, aos Evangelhos descrever os encontros com o ressuscitado, dando a impressão de contradizer-se, ao descrevê-los.19 Jesus Cristo se apresenta quando ressuscitou, é ele que vai de encontro aos discípulos para os instruir e conduzir. Cada Evangelho e mesmo as cartas paulinas tem um sentido para a ressurreição, porém quanto mais se quer explicar, mais este conceito nos escapa da compreensão. Mas, não podemos deixar de fazer uma tentativa de aproximação deste Mistério, mesmo que seja um acontecimento escatológico e que marca o limite da nossa existência. Jesus realmente ressuscitou e tivemos muitos relatos bíblicos quanto a esse acontecimento. Mesmo sendo diferentes, os relatos trazem uma verdade intrínseca, a de que Jesus venceu a morte pela ressurreição. Isso abre os nossos corações e nos enche de esperança, porque é a plenitude de tudo o que Jesus pregou na Bíblia.

Ruiz de La Peña
Enviado por ALMA GRANDE em 15/04/2022
Reeditado em 15/04/2022
Código do texto: T7495942
Classificação de conteúdo: seguro