DA SOLIDÃO E SEU VALOR

Antes de começar o texto propriamente dito, quero me colocar à sua disposição,  caro leitor, caso você precise conversar.

Da minha solidão, posso tentar entender, ao menos em parte, a sua. E nesse encontro, de coração a coração, podemos tentar descobrir as respostas que somente a sua solidão pode lhe dar.

  O filósofo francês Jean Paul Sartre, expoente de uma escola de pensamento chamada Existencialismo, dizia que o homem está condenado a ser livre. Da mesma forma, está condenado a ser só.

Todos temos interiormente um lugar de solidão. Esse fato independe da nossa vontade. Mesmo estando rodeado de pessoas, essa condição permanece. Ela é estrutural, intrínseca à natureza humana.

Somos solitários nas nossas decisões,  dores,  angústias, possibilidades e impossibilidades. Que são, quase sempre, inacessíveis à compreensão da maioria das pessoas e muitas vezes à nossa própria.

Nietsche dizia que somente nós mesmos podemos construir as pontes que precisaremos para atravessar o rio da vida. Portanto, o nosso caminho nesta existência também é solitário. Podemos contar com o apoio de outras pessoas, mas elas não podem viver por nós, nem fazer em nosso lugar as coisas que só nós  podemos fazer.

A condição de ser só é de  natureza pessoal e intransferível. O lugar de solidão  é também  um espaço de singularidade, onde se é único. Por isso, é tão difícil entender realmente o que se passa com o outro. Um sofrimento, por exemplo, especialmente quando este é de natureza subjetiva.

Somos seres gregários e ninguém nasceu para ficar sozinho o tempo todo. Precisamos de  afeto, convívio, partilhas, trocas. No entanto, contactar e cultivar esse espaço onde somos solitários é importante e mesmo vital à nossa saúde mental e espiritual.

A solidão não é algo ruim, pelo contrário. Ela pode e deve ser um espaço de reflexão, criação, meditação, autocuidado,  reenergização e mesmo, produção. Quando escrevemos ou compomos sozinhos, por exemplo. Claro que algumas pessoas têm mais necessidade dela  do que outras. Mas acredito que ela seja de relevância  para todos. 

Em nossa sociedade ocidental, voltada à exteriorização, ela  não é valorizada. Como  pressupõe uma interiorização, é desestimulada. Sofremos de um vazio existencial, de um buraco interior, que procuramos preencher de diversas maneiras: Consumindo, competindo, tendo pressa, tomando remédios, calmantes, nos alienando das mais diversas formas.  Menos entrando em contato conosco mesmos, conversando com a nossa solidão, com quem realmente somos, com o que é importante para nós, com a nossa verdade mais profunda.

Em consequência disso, estamos adoecidos, estressados e ansiosos. Multiplicam -se as síndromes e transtornos mentais. A depressão.  Corremos e nos sacrificamos em nome de uma pretensa e falsa segurança. Não aceitamos o fato de controlarmos muito pouca coisa em nossas vidas.

Na pandemia do coronavírus, onde tivemos nossas interações sociais forçosamente restringidas, o tema da solidão entrou fortemente em destaque. O " fique em casa"  pode significar também um " volte-se para dentro", para seu interior, entre em contato consigo mesmo. Muitos piraram e estão pirando com isso.

  Acredito que esse vírus também tenha vindo nos mostrar o quanto nossas bases emocionais e espirituais  estão mal assentadas. Vivemos em função de valores frágeis e inúteis. Estamos muito amedrontados não só por causa dos prejuízos e dificuldades  externos, mas também e principalmente por não sabermos lidar com o desconhecido, com o inesperado, com a falta de controle. E, desde março de 2020, o imprevisível passou à primeira cena.

Antes de terminar, uma nota sobre o amor, o relacionamento afetivo. Ele não nos livra da solidão. Os dois, ou mais, no caso do poliamor,  apesar de tudo de belo e bom que possam  ter, permanecem, em essência, distintos, separados. Esse  fato pode às vezes gerar muita angústia em algumas pessoas, mas é assim que é. O  verdadeiro amor é o encontro de duas solidões. 

Dois corações,singulares, mas que comungam em pontos de afinidade.

O tema da solidão pode articular-se muito bem com os temas do tempo, do silêncio e do mistério. Tópicos que pretendo desenvolver em outros textos.

Nós podemos nos  esquecer da solidão, mas ela nunca se esquece de nós. Crise ou oportunidade?  Êxtase, prazer, ou bicho de sete cabeças? Você decide...

Solidão. Simplesmente, solidão.

Leonardo Alvim Corrêa

08/05/21

Leonardo Alvim Corrêa
Enviado por Leonardo Alvim Corrêa em 31/03/2022
Reeditado em 17/09/2022
Código do texto: T7485252
Classificação de conteúdo: seguro