O QUE CAUSA TRISTEZA

"Não é a pobreza o que causa tristeza, mas a cobiça; tampouco são as riquezas que libertam dos medos, mas a razão. Se, pois, você adquirir o hábito de raciocinar, não desejará riquezas nem reclamará da pobreza", disse o sábio filósofo estoico Epicteto.

Reflexão de Domingos Ivan Barbosa: É o desejo de riqueza que entristece as pessoas, pois elas desejam o que não depende delas; desejam o que nunca conseguem. Quem é rico deseja mais riqueza e vive sempre insatisfeito, nunca se sacia. Eu NUNCA desejei ser rico. Uma prova disso é que NEM na loteria eu jogo. Nunca desejei ter moto nem carro. Quando vi que eram necessários, eu pude comprá-los. Quando criança, eu desejava apenas ter uma bicicleta e estudar: desejo do coração e da alma. Sou plenamente satisfeito, plenamente feliz!

Concluo com uma afirmação de Epicteto: "Não devemos esticar nossas pernas nem nossas esperanças até onde elas não alcançam".

Uruçuí/PI, 29 de março de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 29/03/2022
Código do texto: T7483321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.