DEUS MORA EM CADA SER HUMANO! (VOCÊ NÃO TEM VERGONHA?)

A pessoa que não se conhece passa a vida dormindo e perdida, humilha e se humilha, faz mal a si mesma e a outras pessoas. Quem se conhece vive ao contrário de tudo isso e faz o contrário disso. Quem se conhece não bajula ninguém, mas vê no outro um irmão, filho (a) do mesmo Pai. Quem ama seus irmãos não lhes faz mal, mas somente o bem. Quem não se respeita agride o próprio Deus, que mora em si. Quem não respeita o outro agride o próprio Deus, que mora no outro. Quem se despreza ou despreza o outro despreza o Criador, a Divindade, Deus, o nosso Pai (palavras de Domingos Ivan Barbosa).

Vejamos, agora, um pouco do que disse o sábio filósofo Epicteto:

"Você é uma parte distinta da essência de Deus e contém uma parte dEle em você mesmo. Por que, então, você é tão ignorante a respeito do seu nobre nascimento? Por que não considera de onde você veio? ... Por acaso está supondo que estou falando de um deus externo, feito de ouro ou prata? É dentro de si que você o carrega, e o profana, sem sequer perceber, por meio de pensamentos impuros e ações imundas. Se até mesmo a imagem de Deus estivesse presente, você não ousaria agir como age; e uma vez que o próprio Deus está dentro de você, ouvindo e vendo tudo, ainda assim você não tem vergonha de pensar e agir desta maneira, insensível à sua própria natureza e odioso para Deus?" (Diatribes, ou Os Diálogos de Epicteto).

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 24/03/2022
Reeditado em 24/03/2022
Código do texto: T7479781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.