FICA SABENDO O QUE TE INCOMODA E TE IRRITA!

O filósofo Epicteto disse: "Lembra que não é aquele que te insulta quem te magoa, mas o teu julgamento de que tal indivíduo te está a fazer mal. Por isso, sempre que algo te incomodar, fica sabendo que foi a tua própria opinião que te incomodou" (O Manual de Epicteto, XX).

Novamente, o sábio Epicteto: "Se te disserem que alguém falou mal de ti, não te defendas das coisas ditas, mas responde: 'Ele desconhece meus outros defeitos, já que, não fosse assim, não mencionaria somente esses'" (O Manual de Epicteto, XXXIII, 9).

Palavras de Epicteto: "E, se alguém falar algo de ti, não te voltes para ele, pois isso não é teu" (O Manual de Epicteto, L).

Epicteto foi um filósofo estoico. Ele dizia que a opinião e a ação do outro não dependem de mim, mas a minha opinião, os meus desejos, os meus impulsos e as minhas ações só dependem de mim. O outro só me incomoda ou me irrita se eu deixar. Os estoicos mostram casos extraordinários de autodomínio.

Buda e o budismo, Lao-Tsé e o taoismo, Epicteto, Marco Aurélio, Sêneca e o estoicismo ajudam o ser humano a compreender a vida e o ser humano. Quem está acordado não se irrita, nem se reprime. Quem está acordado está leve, está feliz. Quem vive acordado vive leve, vive feliz. O homem iluminado não se irrita, não se incomoda com ninguém. Se você se irrita, se você se incomoda com alguém, alguma coisa está errada em você.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 12/03/2022
Código do texto: T7470848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.