FICA SABENDO O QUE TE INCOMODA E TE IRRITA!
O filósofo Epicteto disse: "Lembra que não é aquele que te insulta quem te magoa, mas o teu julgamento de que tal indivíduo te está a fazer mal. Por isso, sempre que algo te incomodar, fica sabendo que foi a tua própria opinião que te incomodou" (O Manual de Epicteto, XX).
Novamente, o sábio Epicteto: "Se te disserem que alguém falou mal de ti, não te defendas das coisas ditas, mas responde: 'Ele desconhece meus outros defeitos, já que, não fosse assim, não mencionaria somente esses'" (O Manual de Epicteto, XXXIII, 9).
Palavras de Epicteto: "E, se alguém falar algo de ti, não te voltes para ele, pois isso não é teu" (O Manual de Epicteto, L).
Epicteto foi um filósofo estoico. Ele dizia que a opinião e a ação do outro não dependem de mim, mas a minha opinião, os meus desejos, os meus impulsos e as minhas ações só dependem de mim. O outro só me incomoda ou me irrita se eu deixar. Os estoicos mostram casos extraordinários de autodomínio.
Buda e o budismo, Lao-Tsé e o taoismo, Epicteto, Marco Aurélio, Sêneca e o estoicismo ajudam o ser humano a compreender a vida e o ser humano. Quem está acordado não se irrita, nem se reprime. Quem está acordado está leve, está feliz. Quem vive acordado vive leve, vive feliz. O homem iluminado não se irrita, não se incomoda com ninguém. Se você se irrita, se você se incomoda com alguém, alguma coisa está errada em você.