AMBIÇÃO, INSATISFAÇÃO E A VIDA

"Nenhum indivíduo na vida pública pensa nos muitos a quem ele ultrapassou; em vez disso, ele pensa naqueles por quem é ultrapassado. E tais indivíduos acham menos satisfatório ver muitos atrás deles a ver qualquer um à frente deles. Esse é o problema com todo tipo de ambição: ela não olha para trás" (Sêneca, citado pelo livro "Ser Estoico: eterno aprendiz", de Ward Farnsworth).

O filósofo Epicuro e Marco Aurélio (o imperador-filósofo) nos convidam a olhar para o que temos, mas não tínhamos. Eles nos ensinam a viver safisfeitos com o que temos. Não significa que vamos nos fechar para recebermos mais da vida. Lao Tsé é Mestre na arte de viver satisfeito. Buda nos diz que já somos tudo o que desejamos ser. O taoismo, o budismo, o estoicismo e Osho ensinam passo a passo a arte de ser feliz aqui e agora. Mas as ilusões fazem com que muitas pessoas vivam e morram insatisfeitas.

Existem pessoas que nunca se satisfazem com o que têm. Por quê? Porque dentro delas existe um vazio, e nenhuma aquisição exterior consegue preencher o vazio interior. Nenhum bem material, nenhuma crença, nada que venha de fora consegue satisfazer um coração vazio, uma alma vazia. Existem pessoas que dizem que sonham alto, mas essas pessoas que sonham alto desperdiçam a própria vida, porque suas cabeças se encontram sempre no futuro. Elas se esquecem de viver bem o presente.

Existem pessoas que estão sempre buscando poder, fama, sucesso, status, posição, dinheiro. Nunca se satisfazem. As pessoas podem sonhar, mas é preciso saber viver. Muitos sonhos impedem as pessoas de saborearem a vida. Muitas pessoas estão sempre com uma ilusão na cabeça. A vida é tão bela... Os sábios nos ensinam e nos ajudam a ver a beleza da vida. A vida é tão preciosa... A vida é tão rara... Mas muitas pessoas esquecem ou não enxergam o essencial. Viver bem é viver bem este momento, fluindo com a vida, aproveitando cada momento, abraçando o essencial, sem deixar passar o bom que vai surgindo naturalmente, sem ficar preso ao passado nem ansioso pelo futuro, porque a vida é aqui e agora. Felizes os que vivem acordados, e os que vivem acordados são poucos. A vida humana é bela, preciosa e rara!

Eu saboreio a vida, eu estou satisfeito com a vida, eu amo esta vida. Eu não tenho mais nenhuma ilusão, eu conheço a natureza humana, conheço as ilusões, os preconceitos, a ignorância humana, mas, se eu encontrar alguma mulher para viver o amor e no amor comigo, vamos saborear a vida juntos, pois a vida é bela, preciosa e rara, e eu não sou tão besta para não não desejar e não querer mulher que ama o amor (rs).

Quem é plenamente feliz é fonte perene de amor. Só quem ama é feliz. Só quem é feliz ama. Eu sou profundamente grato ao meu Criador! Eu sou profundamente grato a esta vida! Eu não sou mais importante nem menos importante do que ninguém, mas eu sou verdadeiramente feliz e grato: é no interior do ser humano que mora a Verdade. É no interior do ser humano que se encontra o amor. É no interior do ser humano que se encontra a felicidade. Certa vez, uma aluna do Ensino Fundamental me disse: "Professor, o senhor é engraçado". Eu perguntei: "Por que você acha o seu professor engraçado?". Ela me respondeu: "Porque o senhor já entra rindo". Eu não consigo, não tento nem desejo ser triste. O meu velho pai era assim: sorridente. Os meus irmãos paternos são sorridentes. Eu não poderia não ser sorridente. Faz parte da minha natureza. Eu sou feliz.

Eu fiz este texto durante uma leve chuva caindo sobre a minha casa, em Pastos Bons/MA, na manhã do dia 5 (cinco) de março de 2022. O meu nome neste mundo é Domingos Ivan Barbosa. Viver é muito bom!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 05/03/2022
Reeditado em 06/03/2022
Código do texto: T7465726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.