NINGUÉM MAIS ME SURPREENDERÁ!

"Diz o seguinte para ti mesmo pela manhã: hoje verei intrometidos, ingratos, insolentes, astutos, invejosos e egoístas. Todos esses vícios os perturbam por não conhecerem o bem e o mal. Eu, todavia, contemplei a natureza do bem e o considerei belo; contemplei a natureza do mal e o considerei feio. Também compreendo a natureza do praticante do mal... Não posso ficar com raiva..." (Marco Aurélio, o imperador-filósofo. Meditações, II, 1).

"O que há de mau e estranho no fato de o ignorante se comportar como ignorante? Ora, veja se não deveria recriminar antes a si mesmo por não ter previsto que ele cometeria este erro ou aquele. A razão lhe dá elementos para que você possa antecipar que tal pessoa incorrerá em tal erro; ainda assim, você se esquece disso e estranha quando o erro é cometido" (Marco Aurélio, o imperador-filósofo. Meditações, IX, 42).

A partir de agora, são palavras de Domingos Ivan Barbosa: Durante muitos anos, eu me surpreendi com os intrometidos, com os tolos, com os ignorantes, com os mal-intencionados, com os provocadores, com os zombeteiros. Eu ficava surpreso e zangado. Mas o sábio Lao-Tsé, os sábios estoicos Epicteto, Marco Aurélio e Sêneca, os sábios Buda e Osho, além de outros sábios, me ensinaram e me ensinam muito. Não mais perderei o meu tempo nem desperdiçarei a minha vida ficando irritado ou zangado com ninguém, pois compreendo que é impossível que muitos ajam com sabedoria ou amor, com respeito ou educação, com razão e profundidade. A maioria continuará superficial, ignorante, tola e má. Eu compreendo todas as pessoas.

A sabedoria é deliciosa e torna a vida do homem saborosa. Ninguém mais me surpreenderá! Por quê? Já foi explicado (rs).

Pastos Bons/MA, 28 de fevereiro de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 28/02/2022
Reeditado em 28/02/2022
Código do texto: T7461939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.