CONSCIÊNCIA RARA!

Há quase dois mil anos, o imperador-filósofo romano Marco Aurélio escreveu para si mesmo: "Quando fazes o bem e alguém se beneficia disso, por que, como um tolo, procuras uma terceira coisa além disso: reconhecimento pela boa ação ou um favor em troca?" (Meditações, 7, 73).

Comentário-reflexão de Domingos Ivan Barbosa: Um rei, um imperador, um político dizendo isso!? Muitas pessoas fazem propaganda do bem que fazem. Muitas desejam ser reconhecidas pelo que fazem. Eu, também, já fui tolo nesse ponto também. Muitas pessoas reclamam de que não são reconhecidas, ou valorizadas. Outras se queixam de que amam, mas não são amadas. Outras buscam aplausos, curtidas e compartilhamentos em rede social, desejam ser seguidas e obter fama. Quanta tolice! Eu não busco fama, elogio, aplauso, curtidas, compartilhamentos, não busco ser seguido por ninguém, pois não sigo ninguém.

Certa vez, uma dessas pessoas que se escondem atrás de perfis falsos na internet entrou em contato comigo pelo Messenger, mostrou-me um vídeo meu do Facebook que havia recebido menos de 10 (dez) visualizações e me disse que os meus amigos de Facebook não são meus amigos. Esse perfil falso sugeriu que eu desativasse a minha página no Facebook. Quanta tolice! Eu não me importo nem um pouco se apenas poucas pessoas olham o que eu publico. Eu não sou e nunca serei hipócrita: se muitas pessoas virem as minhas publicações, muito obrigado! Se apenas poucas pessoas virem o que publico, muito obrigado! Eu não peço curtida, nem compartilhamento, nem aplauso, nem elogio. As pessoas são livres para fazerem o que quiserem e livres para não fazerem o que não quiserem.

Marco Aurélio, no trecho supracitado e em outros, diz que o importante é sermos bons. Ele diz que não importa o que os outros pensam, fazem ou dizem. O meu dever é ser bom. Não é o elogio que faz a esmeralda ser esmeralda, ou o ouro ser ouro. A falta de elogio não faz a esmeralda deixar de ser esmeralda, nem faz o ouro deixar de ser ouro. Em outras palavras, todos os sábios dizem a mesma coisa. Da mesma forma, eu não perco nada se nenhuma mulher me amar. Eu vou permanecer sendo homem e vou permanecer com o coração bom, a alma boa, a conduta correta, o meio de vida correto, ações corretas, aprendendo da vida e dos sábios, desenvolvendo o meu ser, fazendo limpeza interior todos os dias desta minha vida, buscando sempre o melhoramento de mim mesmo, sendo eu mesmo, sendo feliz todos os dias. Isso só depende do meu Criador e de mim. Não sou hipócrita, nem frustrado, nem traumatizado, nem insensível: se alguma mulher quiser o meu amor, ela será amada por mim, pois eu transbordo de amor. Sou e continuarei feliz, com mulher ou sem mulher. Um irmão meu me disse que a melhor coisa que existe é mulher (rs). Para mim, a melhor coisa que existe é a vida, mas mulher, tendo juízo, só quem é mais doido do que eu consegue dispensar (rs). A vida é preciosa e bela!

O importante é ser bom, fazer o bem e ser feliz. Somente quem é bom é feliz. Somente quem é bom ama. Um abraço a quem lê o que publico.

Pastos Bons/MA, 18 de fevereiro de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/02/2022
Código do texto: T7454858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.