PERMANENTE MUTAÇÃO

No livro "Dào em sua essência", o taoista Wu Jyh Cherng diz: "Todas as coisas do mundo manifestado, todas as coisas do Universo estão em constante transformação. Nunca têm a mesma forma, e, por isso, são impermanentes. Uma vez que você consiga reconhecer a sua natureza de eterna mutação, chegará mais perto da sua verdadeira identidade, que é a constante mutação".

Eu, Domingos Ivan Barbosa, fico observando a minha permanente mutação. Pessoas falam sobre política diante de mim, e eu fico apenas rindo ou calado. Nunca mais direi em quem voto ou em quem não voto. Nunca mais defenderei nem criticarei político algum, nem darei mais a ninguém o poder de me irritar. Os sábios e a sabedoria explicam. Alguns sábios que explicam muito bem: Lao-Tsé, Buda, Sócrates, Epicteto, Marco Aurélio (o imperador-filósofo), Sêneca e Osho.

Em 2001, eu deixei de jogar sinuca, passava o dia inteiro jogando e apostando. Eu amava apresentar programa de rádio, mas deixei de apresentar e não sinto o mínimo desejo de voltar a fazer programa de rádio. Eu era um católico convicto, mas nunca mais serei católico. Nunca mais pertencerei a uma religião institucionalizada. Já fiz muitas outras coisas que nunca mais farei. O eu nenhum, a vacuidade e a impermanência explicam a minha permanente mutação. Somente as pedras permanecem o que sempre foram. Ninguém é feliz sem viver se transformando constantemente, porque tudo é mudança; a vida é constante mudança, e sofre muito quem se opõe à vida.

Pastos Bons/MA, 16 de fevereiro de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 16/02/2022
Código do texto: T7453546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.