VIVER MUITO, EXISTIR MUITO, EXPERIÊNCIA E SABEDORIA!

O filósofo Sêneca escreveu: "Não há motivo para pensares que alguém viveu por muito tempo só por causa dos cabelos brancos ou das rugas: ele não viveu longo tempo, mas existiu longo tempo. É como se pensasses que navegou muito quem uma terrível tempestade pegou na saída do porto, impelindo-o para um lado e outro sob ventos furiosos de diversas direções, e fazendo-o deslocar-se em círculo pelos mesmos lugares. Ele não navegou muito, mas foi muito fustigado".

Eu, Domingos Ivan Barbosa, digo: O fato de uma pessoa ter cabelos brancos não significa que essa pessoa tenha sabedoria. A experiência não é sabedoria, pois as percepções sobre a experiência poderão ser equivocadas. Existem pessoas que ultrapassam os cem anos, mas nunca amadurecem, não conquistam sabedoria. Por exemplo, existem homens com mais de 40 anos que praticam pedofilia. Outros, com mais de 60 anos, ainda buscam amantes, ou mulheres que têm o sexo como profissão. Existem pessoas que nuncam param de fofocar, de falar mal da vida alheia; quando nos encontram para conversar, só conseguem falar alguma coisa se for sobre fulano, beltrano ou cicrano, sobre a "beleza" ou "feiura" de alguém, sobre a vida de alguém. Essas pessoas existem e morrem sem amadurecer, sem conquistar sabedoria. Por isso, eu falo muito pouco no dia a dia. Ninguém nunca me verá falando mal de alguém, pois eu não tenho tempo para isso, nem estômago, e vou manter a atenção plena, para não dar atenção a quem fala mal de outrem. Na minha imaturidade, eu falava pouco, mas também falava mal de algumas pessoas. Quem fala mal de outrem está revelando seus próprios defeitos. Para ser mais claro: você revela seus próprios defeitos quando você fala mal de alguém. Quem é feliz não fala mal de ninguém, nem mente. Eu nunca minto. A mentira faz mal ao mentiroso. O mentiroso ou a mentirosa não conhece a si mesmo (a), nem ama a si mesmo (a). Quem conhece a si mesmo ama-se, é feliz e não mente.

Existem pessoas que, quando me encontram, só conseguem falar perguntando se eu ainda estou trabalhando em Uruçuí ou São João dos Patos. Elas não têm outra coisa para dizer, são superficiais. Essas não amadureceram, não conquistaram sabedoria. Ou será que desejam que eu deixe de trabalhar nessas cidades? Um "amigo" me aconselhou a sair de São João dos Patos. Outro "amigo" sugeriu que eu venda o meu carro, porque, segundo esse "amigo", gasta-se muito em gasolina. Após poucos meses de comprado, já apareceu, na minha casa, comprador para o meu carro, mesmo eu estando satisfeito com tudo. Por quê? Eu amo a vida que tenho e vou continuar nesta vida. Felicidade a todos.

Existem pessoas que não conseguem deixar de bajular político ou brigar por político ou política. Existem pessoas que acreditam saber tudo, e nunca se abrem para ver, ouvir ou ler algo diferente do que se encontra em suas cabeças. Há pessoas que acreditam que quem não frequenta igreja ou a igreja delas está errado. A igreja delas não consegue lhes fazer felizes, mas elas acreditam que estão certas, mesmo sendo infelizes. Essas pessoas não têm maturidade, não têm sabedoria.

Ninguém impede um ser humano de ser bom, mau, sábio, medíocre, tolo, infeliz ou feliz. Nem o impede nem o faz. Depende do próprio indivíduo. A vida tem sido e continua sendo generosa comigo. Sou profundamente grato ao meu Criador, Guia e Protetor! A vida é preciosa e bela!

A vida, a experiência e os sábios me ensinam. Eu sou plenamente feliz!

Pastos Bons/MA, 8 (oito) de fevereiro de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 08/02/2022
Reeditado em 08/02/2022
Código do texto: T7447437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.