O QUE É HUMILDADE?

O taoista Wu Jyh Cherng disse: "Uma pessoa que sempre consegue colocar-se abaixo dos outros é humilde" (livro: "Trilhando o Caminho").

O apóstolo Paulo, em Filipenses, capítulo 2, versículo 3, afirma: "Nada façais por rivalidade, nada por vanglória, mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós".

Comentário-reflexão de Domingos Ivan Barbosa: A afirmação de Wu Jyh Cherng acima e a afirmação do apóstolo Paulo são próprias do fanatismo religioso. Faz parte da hierarquia religiosa considerar-se inferior ou superior a outra (s) pessoa (s). As religiões organizadas ou institucionalizadas precisam da inferioridade da maioria, para que outros se sintam e vivam como se fossem superiores. Mas a Natureza não faz ninguém superior nem inferior a ninguém. Nenhum ser humano é superior ou inferior a outro ser humano. Ninguém deve se colocar acima nem abaixo de outro ser humano. A Natureza não deu a nenhum ser humano o direito de ser superior a outro. Colocar-se sempre abaixo de outrem, ou considerar-se inferior a outrem, nada disso é humildade, mas servilismo e sentimento de inferioridade, ou ingenuidade, ou bajulação.

Wu Jyh Cherng deixou uma boa colaboração para o Taoismo no Brasil; ele fundou a Sociedade Taoista do Brasil, traduziu obras diretamente do chinês e as explicou, inclusive o Tao Te Ching (de Lao-Tsé); gosto de suas reflexões; tenho livros dele, mas ele está errado sobre esse ponto da humildade. Eu nunca mais farei parte de uma religião institucionalizada, pois eu não reconheço e nunca reconhecerei nenhum ser humano como superior nem inferior a mim. Além disso, a Verdade não pertence a ninguém, mas está dentro de cada ser humano: basta buscá-la dentro de si. Essa minha postura faz com que os arrogantes me chamem de arrogante, pois eles se sentem superiores a mim. Eu, porém, não sou inferior nem superior a eles. Não sou superior nem inferior a ninguém; não fico nem aceito ficar abaixo nem acima de ninguém. Eis uma grande diferença entre mim e os arrogantes. Eles desejam que eu me deixe guiar por eles. Eu, porém, não me deixarei guiar por eles nem serei guia de ninguém. Eu não tenho padre, bispo, cardeal, pastor, nem papa; não tenho nem terei. O meu Criador não deu a nenhum ser humano poder ou autoridade sobre mim.

O Buda Sidarta disse que cada pessoa deve ser uma luz para si mesma. Disse que não devemos buscar refúgio em ninguém, mas em nós mesmos. Marco Aurélio, o imperador-filósofo, escreveu que o melhor refúgio é dentro de si mesmo. É dentro de mim mesmo que encontro os maiores e melhores tesouros da vida. Eu vejo a beleza da vida porque eu vejo a beleza que há em mim mesmo. A vida é bela para mim porque o meu interior é belo. Eu amo a vida porque eu me amo.

Osho foi um filósofo, professor, místico e sábio. Ele explica muito bem os sentimentos de superioridade e inferioridade que há nos seres humanos, mas eu prefiro não citar neste texto o que ele diz. Vou citar apenas um trecho do verbete "humildade", presente no "Dicionário Filosófico" de André Comte-Sponville, um filósofo francês atual. Ele diz: "... Não se deve confundir, portanto, humildade com ódio a si, ainda menos com servilismo ou baixeza. O homem humilde não se crê inferior aos outros: ele deixou de se crer superior".

É isso! Colocar-se sempre abaixo dos outros não é humildade, mas sentimento de inferioridade, ou servilismo, ou bajulação, ou ingenuidade. Quem considera outrem superior a si mesmo não é humilde, mas servil, ou bajulador, ou ingênuo, ou tolo. Nenhum ser humano é superior ou inferior a outro ser humano. Humildade é não se reconhecer superior nem inferior a ninguém. Mas quem se declara humilde ou pede que alguém seja humilde não o é, mas arrogante.

A vida e os sábios me ensinam. Os humildes me ensinam apenas com seu modo de viver. Viver aprendendo é muito bom!

Pastos Bons/MA, 6 (seis) de fevereiro de 2022.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 06/02/2022
Reeditado em 06/02/2022
Código do texto: T7446074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.