DESPERDIÇA E PERDE A VIDA QUEM COLOCA A SUA ESPERANÇA NO FUTURO!

"O essencial nunca é o destino, porque o essencial é o caminhar: a alegria não está no final do caminho, ela é o caminho" (livro: "Leitura do Tao: uma sabedoria que nos espera", de Marc Halévy).

Comentário-reflexão de Domingos Ivan Barbosa: Ninguém sabe o que existe além do aqui e agora. A vida real não é a vida ilusória e tola de filme nem de novela, onde os protagonistas lutam para terem apenas um final feliz. Vida de filme ou novela é para quem não sabe viver, é vida ilusória e tola.

Sou profundamente grato ao Autor da minha vida por infinitas bênçãos e maravilhas na minha vida e por me dar a oportunidade de conhecer os sábios do Taoismo, Budismo e estoicismo, por conhecer também Osho, Krishnamurti e outros. Eles me ajudam a desfrutar todos os tesouros da Vida, aqui e agora.

Quem coloca a sua esperança no futuro desperdiça e perde a própria vida. Por quê? Porque não existe vida no futuro. Quem tem certeza de que estará vivo amanhã? Ninguém! Somente os tolos ou ingênuos têm certeza de que estarão vivos amanhã. Cuidado: quando os sábios dizem que devemos viver no aqui e agora, eles não estão dizendo como dizem as pessoas que vivem de maneira irresponsável. Os sábios dizem o seguinte: o futuro é feito agora. Não é preciso se preocupar com o futuro, porque ele não existe. Não espere nada dele. Quem é ansioso não aproveita a vida, pois está com a cabeça fora do tempo e fora do lugar onde o corpo se encontra. A cabeça deve estar aqui e agora. Eis a importância da meditação, da respiração consciente, de mindfulness, da atenção plena.

Quem vive bem o agora estará bem depois. Quem vive mal agora como poderá estar bem depois? Se eu entro apressado no meu carro, ou monto na minha moto e na minha bicicleta agitado, como poderei conduzir e me conduzir bem nos meus transportes? É impossível. Por isso, é importante o que eu disse no final do parágrafo anterior. Respiro profundamente ao entrar no meu carro, ao montar na minha moto ou na minha bicicleta. Respiro conscientemente sempre que reconheço que estou vivo (rs). Viver é muito bom! E só se vive no aqui e agora.

Pastos Bons/MA, 6 (seis) de fevereiro de 2022.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 06/02/2022
Código do texto: T7445979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.