A Leitura e seu Papel no Aprendizado da Escrita
Porque EU (e creio que outros Professores e mais pessoas também compartilham dessa recomendação) insisto na necessidade de muito leitura por parte de meus alunos em relação à escrita?
Porque nosso cérebro capta e armazena informações diversas. Quando essas informações estão estruturadas (em frases, orações, períodos, parágrafos), nosso cérebro vai percebendo, de modo subconsciente (isto é, sem o percebermos) o papel da pontuação e sua relação com o registro dessas informações.
É claro que eu estou falando grosso modo, para facilitar a compreensão da aprendizagem da escrita pelo intermédio da leitura.
Para ser mais prático (e sair um pouco do meu Reino – o do campo teórico, ou do Plano das Ideias), vou propor a o seguinte exercício:
Tente organizar o baralho de palavras a seguir de modo a compor um texto SEM pontuação:
(1) escuro vela canto pequena ilumina cada no um
(2) túnel seja fim do pessoa luz no uma na de vida
A gente começa com esses dois exemplos. (Posteriormente eu postarei mais exercícios).
Solução (deixe-a anotada) nos comentários. E comente o que Você crê ter aprendido com isso.
Obrigado.