O QUE É UM BUDA?
O que é um buda? É apenas um ser humano, um homem, mas ele reconhece todas as ilusões como ilusões. Por isso, ele não se prende mais a nada, não se apaixona mais por nada. A palavra "paixão", etimologicamente, significa "sofrer". Paixão é uma corrente, escravidão. Um buda não escraviza nem é escravo de ninguém. Um buda ama todos os seres, humanos e não humanos. A palavra "buda" significa "iluminado", ou "desperto", ou alguém que vive "acordado".
Um buda não odeia ninguém, pois o ódio é uma ilusão, uma corrente; não tem ciúme, rancor, ressentimento, remorso, ambição, inveja; não busca poder, fama, luxo, elogio. Ele não é mais prisioneiro de nada.
Um buda não tem estresse, depressão, nem ansiedade; não se preocupa com o passado nem com o futuro. Um buda não tem nenhuma preocupação; ele vive sem nenhuma preocupação. Ele vive totalmente no aqui e agora. Um buda é um ser plenamente feliz.
Thich Nhat Hanh, um monge budista, Mestre Zen, poeta, acadêmico e ativista da paz diz que eu posso ser um buda 24 horas por dia. Eu ainda não consegui ser um buda durante as 24 horas de todos os dias, mas é raro eu não conseguir ser um buda durante as 24 horas de todos os dias. Os sábios me ensinam como conseguir ser um buda durante as 24 horas de todos os dias: basta ficar acordado no aqui e agora. Eu já conheço todos os mecanismos ou instrumentos para ser sempre um buda, o ponto mais elevado ou profundo de lucidez e realização a que um ser humano pode chegar.
Texto produzido e escrito em Uruçuí/PI, às 10 horas da manhã do dia 23 de novembro de 2021, por Domingos Ivan Barbosa.