Elpídio

Locais com o Nome Elpídio são o Porto Sant’Elpidio e Sant’Elpidio a Mare, na Itália. Santo do dia 02 de setembro, Elpídio foi homenagem do pai, também Elpídio, mas Antônio é porque nasceu no dia de Santo Antônio, 13 de junho. O sobrenome Franco é de origem portuguesa, quando Guilherme de “La Courne” fundou uma vila em Portugal, como o nome de Vila Franco, onde passou a viver e constituir família. Já o nome Franklin tem origem do inglês antigo frakelin, que quer dizer “homem livre”. Foi inicialmente utilizado como um sobrenome inglês, surgiu no final do século XII, sendo comum nos Estados Unidos utilizá-lo para homenagear Benjamim Franklin, cientista, inventor, filósofo e estadista americano, conhecido por liderar a Revolução Americana e por suas experiências com a eletricidade. “O avô materno era o João, que casou com Carmem na Espanha e veio para o Brasil de navio, para trabalhar em obras do governo, como a construção do Palácio Piratini. Se estabeleceu com a família em Porto Alegre. Trabalhou com pedra e gesso na Europa, no mesmo período, aqui no Brasil estavam em fase de construção do Banco Nacional do Comércio, hoje, Museu do Banco Santander Cultural, antigo Banco Nacional do Comércio e no Palácio Piratini. Ele trabalhava numa empresa francesa, que o enviava para lugares diferentes. Trabalhavam nesta empresa ele e seu irmão, que veio para o Brasil também, mas só ficou um dia, e logo foi para Buenos Aires, fazer o mesmo trabalho com gesso na Argentina. Eles se comunicavam por cartas e mantinham contato. A profissão na época era bem remunerada e por este motivo ganharam bastante dinheiro, pois faziam um trabalho que poucas pessoas faziam, e cobravam um valor bem alto por estes serviços. João tinha onze propriedades em seu nome em Porto Alegre, quando faleceu. Seu único filho vivo, Benito, assumiu o lugar do seu pai e passou a cuidar das propriedades, mas como não era muito responsável, participava de muitas festas com muita bebida e no fim começou a vender até não ter mais nada.” Banco da Província foi o primeiro banco comercial do Rio Grande do Sul fundado em 1º de julho de 1858 por Lopo Gonçalves Bastos, João Batista Ferreira de Azevedo, José Antônio Coelho Júnior, entre outros comerciantes, com a finalidade de facilitar suas transações comerciais. Em 1859, comprou um prédio no Largo da Alfândega, onde funcionou até 1885, quando inaugurou a nova sede na esquina da rua Sete de Setembro com Gen. Câmara. Sua antiga sede na Praça da Alfândega em Porto Alegre foi construída pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, hoje é sede do Santander Cultural.