A Saúde Integrativa.


Os profissionais da área de saúde, especialmente os médicos, vão ter que se adaptar aos novos tempos. A Medicina Integrativa está crescendo. "É uma prática terapêutica que aborda de forma integral e completa o processo de cura do paciente, envolvendo sua mente, corpo e espírito"... (Google).

Não tem sentido um clínico ter o olhar apenas para a doença isoladamente. Pelo que tenho lido e assistido há uma interligação desde a qualidade alimentar e suplementar, até ao exercício fisico; passando pelo emocional. A Internet está cheia de Lives com médicos de todas as áreas explicando o que as novas pesquisas têm descoberto e criticando a negligência no atendimento de alguns médicos. Nunca se falou tanto em Vitaminas de A a Z. Até Psiquiatras falando da importância da química cerebral ligada ao intestino. Acredito que especialidade clínica é importante mas com o olhar geral, no paciente que está a sua frente. Tecnologia ajuda muito a interpretar as causas físicas de uma enfermidade, mas por trás de cada uma existe um porquê individual. E é aí que entra o lado humano do profissional da área. Mas para isso é necessário que o juramento de Hipócrates, que foi atualizado, seja lembrado como vemos aqui:

"Eu prometo solenemente consagrar minha vida ao serviço da humanidade; a saúde e o bem-estar de meu paciente serão as minhas primeiras preocupações”
Foi adicionada ao juramento a expressão “bem-estar”, que se liga de forma direta ao conceito de qualidade de vida. A OMS define que saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”...(Google)