BENDITOS SEJAM OS MANSOS… VERDADEIROS!

O poster mostra o desenho minimalista do que parece duas meninas abraçadas, de costas, como se estivessem assistindo um por-do-sol, ou caminhando na mesma direção.

O texto é esse:

“Seja a palavra de carinho

Que desarma a Ofensa,

Seja o Olhar Sincero,

Que desarma a falta de afeto.

Seja o Abraço que acolhe,

O sorriso que devolve a vontade de prosseguir.

Seja o Abrigo para aqueles

Que precisam de Afagos.

Seja Amor e o mais importante:

SEJA FELIZ!

Aí, me vem na lembrança, um texto que li, interpretando, numa festa Re-ligiosa, há mais ou menos 58 anos: O SERMÃO DA MONTANHA.

Questionadora, como sempre, eu não entendia por que assassinaram o autor do Sermão.

Queria respostas… mas ninguém as tinha, que me satisfizesse.

Em silêncio, durante vários anos… entendi.

Entendi que para tudo nesse Caminhar, existem limites.

Ou seja:

“Seja a palavra de carinho

Que desarma a Ofensa...”: Não dá para dizer EU TE AMO, a quem foi ferido, por outras pessoas, e vitima de “trauma” crava uma faca no meu peito inocente!

“Seja o Olhar Sincero,

Que desarma a falta de afeto...”: Não dá pra agir dessa forma, com alguém que, por me saber indefesa, estourou meu olho, com um murro!

“Seja o Abraço que acolhe,

O sorriso que devolve a vontade de prosseguir...”; Não dá pra abraçar e sorrir, incentivando prosseguir, àquele que me deu uma rasteira, passou, pisando em mim, só pelo prazer de me ver sofrer.

“Seja o Abrigo para aqueles

Que precisam de Afagos...”: Não dá pra afagar a quem desmantela minha autoestima, escarra ofensas na minha cara, em retribuição ao meu carinho e compreensão.

Por fim, entendi...

“Seja Amor e o mais importante:

SEJA FELIZ!”: Entendi o “Amai uns aos outros, como a vós mesmos…”. E, por entender, percebi que, por Amar a mim mesma, não vou aceitar que me tratem de forma diversa, daquela com a qual trato os outros. Entendi que Estar Feliz comigo mesma, não depende de ninguém. E, que, se entendo isso, o outro também entende. Se escolho não ofender, não ferir, não escarnecer… por que vou aceitar que me tratem assim? O que estarei dizendo, ao aceitar ser tratada dessa forma?

Cansei de ser boazinha, cansei de ser saco de pancada, alvo de “dedo apontador”.

Entendi, afinal que, nem sempre a lado luminoso é o lado do mártir, menos ainda do carrasco... e, como diz o pensador: “Ando preferindo ter paz do que razão, por isso, a razão é toda sua.”

Fui.

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 10/08/2021
Reeditado em 11/08/2021
Código do texto: T7318137
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.