BULLYING

Cena 1

Narrador: Luquinhas vai para a escola todos os dias, seus colegas o Carlos e o Antonio tiram brincadeiras indesejáveis com ele. Quando o Luquinhas passa pelo corredor.

Carlos: E aí, cabelo de porco espinho!

Antonio: E aí, pequeno!

Narrador: No entanto, Luquinhas não fala nada e entra na sala de aula.

Cena 2

Narrador: Luquinhas ao passar pelo corredor a turminha já estava reunida.

Carlos: E aí, orelha de abano!

Antonio: Não vai falar nada não?

Narrador: Luquinhas entra na sala de aula e fica enraivado com tudo o que está acontecendo, e resolve falar para o diretor.

Cena 3

Luquinhas: Sr. Diretor eu estou aqui para lhe avisar que os alunos o Carlos e o Antonio estão me apelidando, gostaria que o Sr. resolvesse.

Diretor: Tudo bem Luquinhas, eu vou tomar as providencias.

Narrador: O diretor chama os dois que tiraram brincadeiras indevidas com o Luquinhas.

Cena 4

Narrador: Em casa a mãe de Luquinhas pergunta.

Mãe: Luquinhas, como é que está na escola?

Luquinhas: Esta tudo bem mamãe...estou tirando notas boas eu gosto muito de português e até professor me elogiou por isso.

Narrador: Luquinhas não conta nada para sua mãe.

Cena 5

Narrador: Ao chegar à escola, certo de que estava tudo resolvido, visto que, havia falado com o diretor, Luquinhas passa e os colegas o apelidam novamente.

Carlos: Por que você foi dizer ao diretor?

Antonio: É, porque você foi dizer ao diretor?

Narrador: Xingam Luquinhas e entraram para a sala de aula, Luquinhas chega em casa chateado e não quer mais estudar.

Cena 6

Narrador: Em casa a sua mãe pergunta.

Mãe: O que aconteceu meu filho?

Luquinhas: Na escola o Carlos e o Antonio me apelidaram, porque sou pequeno. Mas...

Mãe: Não, não meu filho, não pense assim, nós vamos tomar uma atitude agora.

Narrador: Sua mãe o leva ao médico, em seguida, a delegacia.

Cena 7

Mãe: Dr. Estou aqui para prestar uma queixa de dois alunos que apelidaram o meu filho.

Delegado: Onde aconteceu isso?

Mãe: Na escola.

Delegado: Acredito que, o que aconteceu com ele é o que atualmente chamamos de BULLYING, “lei do bullying” n° 13.185, de 6 de novembro de 2015, o crime de intimidação sistemática em que trata o artigo 2° da lei..

Art. 2o Caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda:

I - ataques físicos;

II - insultos pessoais;

III - comentários sistemáticos e apelidos pejorativos;

IV - ameaças por quaisquer meios;

V - grafites depreciativos;

VI - expressões preconceituosas;

VII - isolamento social consciente e premeditado;

VIII - pilhérias.

Cena 8

Narrador: Dia seguinte, os pais de Carlos e Antonio receberam a intimação e foram à delegacia.

Delegado: Carlos e Antonio, porque vocês apelidaram o Luquinhas?

Carlos: Dr. Agente não apelidou foi só uma brincadeira.

Delegado: E você Antonio?

Antonio: Sim, doutor foi só uma brincadeira.

Delegado: Foi uma brincadeira que o garoto não quer ir mais para a escola?. Vocês serão entregues ao juizado de menores ou os pais pagarão indenização ao garoto de cinco salários mínimos?

Cena 9

Narrador: Como o Carlos e o Antonio não tinham dinheiro os pais pagaram 5 salários mínimos, com certeza as brincadeiras do Carlos e o Antonio não foram nada engraçadas.

Você sabia?

O que é bullying?

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.

JOSÉ PEDRO FREIRE
Enviado por JOSÉ PEDRO FREIRE em 27/07/2021
Código do texto: T7308210
Classificação de conteúdo: seguro