CELEBRIDADE OU PRODUTO COMERCIAL?

A retroalimentação do atraso social por meio da manipulação midiática!

Por Antônio F. Bispo

Houve um época em que as pessoas se tornavam celebridades quando faziam algo louvável, extraordinário ou de muita valia para sua própria geração ou gerações futuras.

Essa época não muito distante começou a ruir aos poucos à partir do uso aprimorado dos primeiros meios de comunicações em massas, principalmente os audiovisuais.

Desde então têm-se industrializado o processo de construção de celebridades, fabricando-as aos montões, mesmo que essas não tenham talento algum ou nada de proveitoso fizeram para ganhar tal notoriedade.

A regra básica é: se for lucrativo para os imperadores digitais e midiáticos o conteúdo não importa! Importa criar um nicho de mercado, seguidores de uma moda, gente manipulável, compulsiva, abobalhada, sem personalidade própria, que muda de gosto e opinião o tempo inteiro para se sentir atualizada e inteligente ainda que isso a consuma ou a destrua no bolso ou no caráter.

Em alguns casos, essas celebridades fabricadas em ON ou OFF, são justamente o oposto daquilo que defendem e mesmo assim contribuirão para o atraso de um povo ou de uma época, refletindo também na construção de personalidades doentias de gerações futuras.

A formula de tal desastre se torna ainda mais perfeita quando se alia à imagem de uma “celebridade de cabeça oca” a uma figura política ou religiosa mal-intencionada. Um rastro de corrupção e desvio de conduta das mais variadas formas poderá ser visto à quilômetros quando isso acontece.

Nos últimos 20 anos por exemplo, com a popularização da internet celebridades de todos os tipos e para todos os gostos tem surgido num estalar de dedos. E o que elas fizeram de tão célebre para serem consideradas importantes? Nada! Absolutamente nada!

Me diga: por acaso você já recebeu 1 milhão de reais para ficar confinado por 100 dias em uma casa com conhecidos e desconhecidos? Certamente não!

A maioria das pessoas passarão cerca de 40 anos de suas vidas confinadas em algum tipo de emprego ou trabalho insalubre, lutando para colocar o pão em suas mesas (ou na mesa dos outros) ou pelo menos dar uma vida digna aos seus rebentos e nem por isso receberão metade desse valor em ocasião alguma.

Algumas destas perderão a própria vida em acidentes ou a saúde dignidade em tais confinamentos por estarem expostas ao extremo com pessoas doentes, mal-intencionadas ou mau treinadas no que fazem, e mesmo assim, jamais os seus nomes serão lembrados, a não ser pelos que deste necessitam.

Ao levar em consideração a atual renda de um brasileiro por exemplo, uma pessoa comum (do interior) que ganha somente um salário mínimo por mês, terá obtido em 40 anos de trabalho um valor estimado entre 550 a 600 mil reais em toda sua vida útil (isso se conseguir trabalhar tanto).

Nesse ínterim, muitas destas pessoas terão sofridos assédios (ou abusos) sexuais de seus chefes, outros precisarão se submeter a outras humilhações só para se manterem no emprego e desse modo dar o mínimo de dignidade para si ou seus filhos. Nem por isso elas se tornarão célebres.

Porém, se você pegar pessoas (algumas já ricas e famosas) e colocá-las aglomeradas em uma casa (por sinal muito farta, limpa e confortável), fazendo tudo o que você, sua família e seus familiares fazem cotidianamente, tendo de passar por todo tipo de pressão que uma pessoa comum (longe dos holofotes) poderia passar, essas pessoas mesmo tendo ou não chegado ao fim da prova, se tornarão célebres e serão chamadas para dar entrevistas, aparecerão em rótulos de produtos e ganharão fortunas para fazer propaganda de coisas que em certos casos (assim como eles mesmos), não tem utilidade nenhuma, mas pelo fato de ser apresentado por uma celebridade, o produto se tornará igualmente célebre, aumentando o seu valor comercial, fazendo com que se torne menos acessível justamente às pessoas que ajudaram a produzir tais produtos.

Me diga outra coisa: sua mãe por acaso se tornou célebre ao suportar o seu pai que chegava bêbado e agressivo quase todo dia em casa? Ou o seu pai ganhou algum tipo de medalha de honra por suportar sua mãe que ia sempre “fazer as unhas” na casa de alguma amiga? E aquele que teve engolir calado a descoberta de que sua esposa que alegava ir cantar todo dia na igreja, estava na verdade indo se encontrar as escondidas com o pastor, engolindo até o “microfone” num outro tipo de canto? E sua mãe que descobriu recentemente que a pescaria que seu pai ia toda semana por mais de 10 anos era justamente na casa da vizinha ao lado?

Eles foram louvados por isso? Receberam algum tipo de medalhar por manter a serenidade quando uma tragédia estava prestes à acontecer? Certamente não! Com certeza eles foram humilhado por não serem violentos quando a sociedade (doentia) clamava por uma tragédia familiar, como se essa fosse sinal de justiça e reparação de erros.

Nesses casos acima citados, todos eles “comeram calado” para não macular a imagem da família ou não trazer sérios danos psicológicos ou morais aos seus filhos no futuro. Nem por isso eles ganharam 1 milhão de reais ou apareceram em manchetes de jornais por seus feitos.

E aquele seu tio (ou vizinho qualquer), que gosta de inventar gambiarras úteis e por inúmeras vezes com suas “invenções toscas” solucionou problemas complexos que nem engenheiros conseguiram ou salvou a vida de pessoas em ocasiões de urgência? Eles também apareceram em capas de jornais por acaso? Claro que não...

Não é desse tipo de celebridade que os magnatas que governam o mundo precisam.

Eles precisam de gente boba fazendo bobagem (ou mesmices). Precisam de animadores de palco, de torcidas, de baba-ovos de político e celebridades e dos que jogam pão aos pobres no coliseu, enquanto outra parte da população (abobalhada) vê sangrar nas arenas ou seus verdadeiros heróis: seus genitores, seus parceiros de vida, de trabalho e de sonho (os realmente leais).

De igual modo sangram nos coliseus da vida toda população empobrecida de proposito (e recursos) que apesar de tudo, sonham com dias melhores para eles mesmos, para seus filhos e para o mundo todo e que apesar de tudo nunca perdem honra, preferindo passar necessidades à pegar naquilo que é de pertence dos outros...

Essas são as celebridades que quase ninguém vê!

Como exemplo dessas celebridades propositalmente construída, temos uma brasileira que recentemente ganhou cerca de 1 milhão de reais pra ficar dentro de uma casa luxuosa, fazendo tudo aquilo que qualquer pessoa comum costumeiramente faz (só que com alguns mimos a mais), e desde então sua fortuna e seguidores não param de crescer.

Ela cresce com a mesma explosão (se não maior) que as de grandes cientistas e inventores do passado (se bem que em sua maioria estes últimos morreram pobres e mal afamados, tornando-se celebres somente anos ou décadas depois quando outras pessoas reconheceram seus trabalhos).

Como se não bastasse esse tipo de celebridade ganhar muito dinheiro e fama de forma estrondosa (sem mérito real algum) a eles lhes são dados também poder superior de fala em todos os meios, fazendo com que suas opiniões sejam ordens irrevogáveis e seus desejo jamais sejam contrariados sem severa pena. Até ministros do supremo passam a lhes prestar reverencia em certos casos.

Assim como um raio em dias de tempestades, parte ao meio (ou queima) instantaneamente uma arvore ao tocá-la, a palavra destes torna-se um tiro, uma arma mortal capaz de dividir (literalmente) toda uma sociedade por meio de suas “reflexões filosóficas” e “opiniões assertivas e coerentes o tempo todo”. Querem ter vez e voz em tudo, mesmo quando nada de útil fazem realmente.

Não importa se única qualidade que possuam seja a de rebolar a bunda ou brincar com massinhas de modelar enquanto colorem o cabelo toda semana: essas celebridades querem ter a mesma influência de um grande estadista atual, de um papa ou imperador do século 15.

Querem se intrometer em assuntos de estado, da família (dos outros) e até de nações do outro lado do globo, como se sua fama, dinheiro e poder lhe dessem esse tipo de licença, quando em certos os tais não sabem nem sequer fritar um ovo para comer se estiverem sozinhos ou não são capazes nem de forrar a própria cama quando se levantam, de tanta preguiça que possuem.

Mas querem meter o bedelho em tudo, querem inflamar a todos e querem um posicionamento (urgente e do jeito deles) de qualquer outra celebridade que não tenha ainda se posicionado para atacar um alvo em comum...

Estes (intelectuais de boteco) poderiam reunir-se com outros de mesmo nipe para debaterem sobre suas próprias carreiras ou duelarem até a morte (ou até o gozo) com suas bundas, seios, pirocas ou línguas grandes ou quem sabe poderiam ficar em casa resolvendo todos os problemas do mundo simplesmente dando likes e deslikes nas publicações alheias ou deitando-se em uma banheira de apartamento e cobrindo-se de chocolate, slimes ou qualquer outro líquido pegajoso. Se nada de útil produzissem, quem sabe pelo menos chegariam ao nirvana de suas próprias existências por meio desses atos tão promissores.

Mas não…como se fosse pouco ganhar em apenas 1 dia de “trabalho” o que um cidadão comum ganharia em 40 anos de vida (e ainda defender o socialismo), estes também querem interferir no modo como o favelado deve viver, com quem devemos transar ou impor suas regras às pessoas que não fazem parte desse mundo virtual e nem sequer sabe que eles existem.

O que dizer então de uma pessoa cuja única virtude que possua na vida seja a de dar uma “boa sentada” (como elas mesmas dizem em suas músicas), e mesmo assim se acham especialistas o bastantes para opinarem até sobre programas espaciais, explorações de minérios e contenções de pandemias?

É muita babaquice dentro de uma mesmo recipiente... E o pior que muitos destes nem sabem que são ou estão fazendo papeis idiotas (ou de idiotas).

Muitos desse acreditam piamente que sem eles a humanidade seriam um caos e o mundo entraria em colapso, caso eles deixassem de existir ou de influenciar as massas.

Se acham a última bolacha do pacote e dignos de cada centavo que recebem, como se fosse o pobre fazendeiro do interior que rala duro do amanhecer ao entardecer abastecendo (trazendo vida) à mesa de toda uma população local e quando este tenta cobrar 10 centavos à mais em uma saca de milho, corre o risco de ser apedrejado por essa mesma população que é capaz de pagar 100 reais em um único ingresso somente para tirar uma foto ao lado de um ídolo (celebridade) que as tratam como se fosse lixo.

E qual o problema disso? Cada um não faz o que quer com a própria vida e dinheiro?

Bom...isso seria verdade se os fabricantes de gente abobalhadas tivessem de viver diuturnamente com estes, ou se todos esses (de mente vazia) convivessem juntos em outro planeta ou em uma ilha, isolados por uma cúpula sem interferir na vida de ninguém. O problema é que não é assim! Os que exploram o mercado de produção de gente abobalhada, eles sim vivem em uma ilha feito deuses, servindo-se de todas as benesses que um mortal comum jamais conheceria. Estes farão com que as maiores bizarrices pareçam normais e a sanidade seja um asco social, pois sabem que pagar de herói enquanto faz papel de vilão é a maneira mais fácil de roubar o povo e ainda ser aclamado por eles.

Bizarrices assim faz com que pareça aceitável que o moleque (na idade ou no caráter) que engravidou uma “mina” e não assuma o filho alegando não ter condições ou recurso financeiro algum para tal feito seja ignorado (ou louvado) quando pagar (e ainda publicar) um “mísero valor” de 100 reais por um frasquinho contendo água de banho de uma youtuber famosa que lavou a pepeka nessa água. O que age assim será visto como “o cara” e o que assume suas responsabilidades será visto como um trouxa.

Do mesmo modo, o cara que às escondida bate na própria mãe dentro de casa, será o mesmo que publicamente irá sair às ruas, levantando cartazes pedindo justiça em favor da esposa de um famoso recém agredida como se não fizesse algo pior.

A pessoa que em casa não se importam com a alimentação, saúde ou bem estar dos próprios filhos e conjugues será a mesma que dirá ter coragem de dar a própria vida em países estrangeiros em favor da obra de deus, influenciado por que alguma celebridade gospel que não faz 1% do que diz ou prega.

O cara que mal consegue ter ereção para satisfazer a própria esposa, quer assumir 5 namoradas fora do casamento só pra contar vantagens aos amigos quando estiverem em rodas de conversa (por que viu uma subcelebridade fazendo o mesmo).

Assim, os que permeiam suas vidas por tais perspectivas serão prisioneiros de sua própria visão pacata de mundo. Suas vidas serão tão vazias quantos seus discursos e defesas de argumentos, ou tão tenebrosos quanto os tornados em regiões tropicais.

Quando uma celebridade já não atende mais aos interesses dos que controlam os meios midiáticos, ela será descartada e esquecida e do mesmo modo que ascendeu. Cairá em desgraça e o seus dias de desprezo poderão ser bem mais longos que seus dias de glória. Basta olhar ao redor e ver por conta própria ou em reportagens.

Acontece que não apenas as celebridade construídas se tornam produtos de consumos e descartes, mas toda sociedade também.

É um processo simbiótico: as massas alimentam a mídia (ou a celebridade propositalmente construída) com dinheiro e perca da capacidade cognitiva para que essa por sua vez alimente as massas com todos os tipos de conteúdo diferentes para públicos específicos.

Dos que matam e morrem por um político aos que matam para defender os deuses de sua fé; dos brigam por times ou celebridades esportivas aos que são capazes de morrerem por uma celebridade gospel; dos que atacam às vacinas aos que conseguem enxergar demônios até em frascos de alimentos: há palco para todos esses tipos de malucos e há plateias também.

A manutenção da sanidade nos dias atuais é uma necessidade e os que conseguem se manter longe desse universo fictício, das amizades e valores líquidos poderão sofrer o preço da rejeição ou perseguição.

Mas tudo na vida passa...Essa fase social também passará! Se vai ser pior ou melhor daqui pra frente dependerá apenas alguns de nós. Se seremos meros espectadores do atraso e do caos ou influenciadores da ordem, da justiça e do bem comum.

O mundo ou a história não se fazem sozinhos. Todos somos partes atuantes ou omissas destas. Se você não controla sua própria vida e opinião, alguém com certeza o fará e ganhará uma boa grana com isso.

Reveja Seus Conceitos. Reassuma Sua Vida. Saúde e Sanidade à Todos!

Texto escrito em 25/7/21

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

*Contatos, sugestões, elogios ou outras solicitações podem ser feitas pelo e-mail: revejaseusconceitos@outlook.com

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 25/07/2021
Código do texto: T7307033
Classificação de conteúdo: seguro