A Utilização de Símbolos nos Processos de Liderança
Tema – Gestão, Tecnologia
A perceptível reação provocada pelos símbolos, pode indubitavelmente impactar de forma positiva em favor de um líder perante os seus liderados. Administrar o uso de símbolos influencia no ato de liderar, pois os seguidores são altamente suscetíveis à simbologia e significância de sinais gráfico/pictóricos que transmitam sentido e despertem sensações de prazer, entusiasmo e glória.
Com os símbolos fica facilitada a tarefa do líder criar uma visão compartilhada e conjunta do objetivo da empresa, do negócio em si. Torna-se sim, mais direta a linguagem e assertiva, livrando-a de falácias e termos supérfluos, haja vista o sucesso dos logos das marcas e a impressão que causam tanto para colaboradores como para os clientes que adquirem o produto da empresa. Portanto fica claro que quem controla os símbolos, invariavelmente é detentor de grande poder.
Há casos claros de que a reformulação, isto é, a transmutação de um problema em um símbolo, torna-o mais assimilável e possível de solução agilizada, do que colocá-lo sob a roupagem da linguagem tradicional. O ato do problema quando simbolizado, fica mais entendível e “palpável” aos sentidos humanos. Bem como quanto transforma-se um ato de uma boa ação, por exemplo, em um símbolo de conduta. Fica evidentemente mais vívido e acessível na mente das pessoas um exemplo de positividade a ser seguido, uma estrutura a ser adaptada no convívio e ação diários em relações interpessoais.