Para o que serve a leitura? Porque incentivar à leitura? O que ler? Como eu posso passar a gostar de ler?
Muitas pessoas se fazem essas perguntas e não conseguem encontrar as respostas.
Bem, primeiro devemos entender que assim como qualquer hábito que aprendemos, a leitura também pode ser desenvolvida se você entender a sua importância.
Quando pensamos no nosso cotidiano, podemos perceber que em todos os locais, em todos os momentos de nossa vida nos deparamos com alguma palavra, orientação escrita ou informação. A escrita nada mais é que um código presente na nossa vida, código esse repleto de significados. Quando queremos uma fruta e vamos ao mercado, buscamos pelo nome escrito da seção de frutas e legumes. Isso também ocorre quando vamos selecionar um filme para assistir ou buscar um endereço.
Mas além do uso da escrita e da leitura de códigos do cotidiano, a leitura promove uma percepção ativa do mundo que nos rodeia, representa o que sentimos e qual é nosso papel como cidadão e pessoa no mundo.
Veja bem, você deve conhecer a história da Chapeuzinho Vermelho, e se eu te perguntar qual é a mensagem dessa história? Poderia dizer? Existe nessa história algo que esteja relacionado ao seu mundo? Indica alguma lição para resolver alguns problemas da vida.
As narrativas são importantes para isso, para vermos o mundo de uma forma diferente, para elaborar a nossa realidade e imaginar, sonhar e experimentar a viagem de um mundo diferente. Ninguém lerá um livro, uma notícia, ou qualquer outra coisa e sairá dela sem ter aprendido nada. Porque a leitura nos mostra experiências do viver e de como resolver os problemas a nossa volta, é assim que se deve ler, deve-se buscar algo que acrescente valores e conhecimentos para vida.
Mas eu não gosto de ler!
Será que não gosta mesmo, já tentou criar uma rotina de leitura? Experimente!
O hábito de leitura pode ser desenvolvido aos poucos, basta que você realmente se empenhe.
Mas o que devo ler?
Comece com leituras que te interessem. Gosta de cozinhar? Leia livros de receitas. Gosta de jogos? Leia sobre isso, mas não se prenda a apenas um tipo de leitura, experimente outras também, você verá que existe mundos a serem descobertos por você.