E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música

E aqueles que foram vistos amando foram julgados insanos por aqueles que não podiam se permitir amar e serem amados!

E aqueles que foram vistos sendo solidários e compassivos foram julgados insanos por aqueles que não tinham compaixão!

E aqueles que foram vistos sem pressa e tranquilos foram julgados insanos por aqueles extremamente ansiosos e apressados!

E aqueles que foram vistos tendo fé e acreditando no fluxo da vida e de suas leis naturais foram julgados insanos por aqueles que não tinham fé nenhuma, religião ou religiosidade.

E aqueles que foram vistos perdoando foram julgados insanos por aqueles que são rancorosos!

E aqueles que foram vistos tendo tolerância e amor com todo tipo de diversidade foram julgados insanos por aqueles intolerantes e fanáticos com fobias.

E aqueles que foram vistos se abraçando foram julgados insanos por aqueles que não podiam expressar sentimentos.

E aqueles homens que foram vistos chorando foram julgados insanos e fracos por aqueles que acreditavam que homem não podia chorar!

E aquelas mulheres que foram vistas assumindo todo tipo de função foram julgadas insanas por aqueles que não podiam ver a mulher trabalhando.

E aqueles que foram vistos expressando livremente sua opinião foram julgados insanos por aqueles que não concordavam com as opiniões emitidas.

Ou seja, podemos continuar essa “brincadeira”, esse exercício de usar a frase original de Friedrich Nietzche (“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.”) e usar para várias circunstâncias. E percebemos assim cada vez mais como a intolerância na realidade é uma insanidade!

Intolerância gera conflitos e até violência!

E hoje, mais que nunca, o planeta em que vivemos está doente e clamando por mudanças na cabeça dos homens e mulheres.

Vemos que não podemos mais aceitar fanatismos, intolerâncias, fobias, racismos... não suportamos mais brigas e discussões por qualquer assunto que seja, por mais polêmico que seja... as pessoas são diferentes, tem visões, criações, expectativas, culturas, moral e forma de ver e acreditar nas coisas!

E mesmo não concordando ou acreditando em algo, necessitamos respeitar!

A falta de respeito (mormente gerada por fanatismo) é uma das maiores violências!

E hoje vemos ainda de forma global a necessidade de mudarmos ou ressignificarmos nossas relações com o mundo, com o planeta e com as pessoas em nossa volta!

De repensarmos relações humanas! Ou repensarmos.

De valorizarmos o essencial, ou seja, a alma humana!

Em meio à essa pandemia toda que assola o planeta, é momento de reflexão! De ponderarmos o que realmente é essencial!

De percebermos que somos sim falíveis em todos os sentidos (físico, mental, emocional e espiritual) e que ninguém detém a “verdade” absoluta! Se é que existe uma verdade única!

A verdade, é que quem não tem tolerância é que é insano!

Vamos refletir sobre isso...

- Mauricio Franchi - “Veeresh Das”