A igreja moderna
Segundo o papa Francisco o Universo foi criado no Bin Bang.
Não há inferno porque Deus em sua essência é apenas amor, assim o castigo eterno não existe e a bíblia é um livro bonito, mas antiquado..
Essas palavras do papa mostram que a Igreja Catolica está passando ou pretendendo passar por uma reformulação. A preocupação da Igreja frente aos avanços científicos é de como ela se sustentaria num futuro próximo.
O número de ateus no mundo nunca foi tão grande como agora. O argumento religioso se perde num buraco vazio, sem eu do, sem significado, sem procedência.
Daí surge a necessidade de adequar os dogmas do catolicismo a nova ordem mundial.
Ao admitir que o Universo surgiu do Big Bang ele ignora a existência de um criador ou a aceita sob uma nova perspectiva.
A ideia de inferno como um castigo eterno para os pecadores surgiu no século VI com Santo Agostinho.
Os evangélicos, que são católicos descaracterizados, creem nas mesmas coisas.
Se Deus é amor infinito a ideia de inferno é absurda. Isso foi algo criado pelo homem.
Quanto a Bíblia ser um livro antiquado vem apenas confirmar o que muitos de nós suspeitavamos de que por ordem do Imperador Constantino ela foi manipulada para que servisse como um instrumento que gerasse medo e obediência irrestrita a Roma.
Assim mesmo ainda é um livro segredo, creio eu, considerando que traz uma mensagem de amor, de perdão, de solidariedade, de entrega pelo bem comum. A doutrina cristã. Os romanos, bárbaros, assassinos, não teriam capacidade de criar uma doutrina assim. Isso foi obra de Jesus. Sem dúvida, transcende o tempo, o inexplicável e é a unica saída para o futuro da humanidade.
Sob essa perspectiva concordo com o papa Francisco em gênero, número e grau.
E' preciso irradicar a hipocrisia, a idolatria, o celibato, a descriminação de gêneros e a ideia absurda que o homem faz de Deus, um ser semelhante a si mesmo.