SOBRE A EDUCAÇÃO

Torna-se de fundamental importância que mesmo antes de iniciarmos a explicação sobre os problemas existentes e uma possível melhora deles relatando em questão, seria proveitoso passar alguns dados da escola estadual em prioridade nesta atividade e na resolução. E. E Maria Elena Colonia, Prof. Fica situado no município de Mauá, na cidade de São Paulo, com o endereço fixo na rua Guadalajara, 135 Parque das Américas - CEP: 09351-160. Porém devido ao momento atual que todos passam com a pandemia, essa e outras escolas sofrem com a situação de portas fechadas e pouca capacitação para então uma melhora aparente. Me formo na escola Maria Elena Colonia no ano de 2015; tendo assistido à aulas de professores empenhados em construir com o aprendizado um ambiente melhor a cada dia, do qual as raízes estão bem alicerçadas devido meu curso de graduação.

Seria um problema da escola que as vistas da comunidade e com a ajuda dela seria de antemão resolvido, suprido com o intuito de mais adiante termos mais acesso à educação. Diversas vezes assisti e me encontrei chegando no ambiente escolar enxergando a depredação, o roubo, o furto aos equipamento e a estrutura escolar. Por falta de uma capacidade mais visível da comunidade escolar diante de uma fiscalização. Quando sabemos os meliantes de tais crimes a própria sociedade esconde ou não dá informações com medo de represálias ou julgamentos, e esse problema existente nesta escola com os dados acima; foi mantido ano após anos; sofrendo furtos e até mesmo um incêndio provocado propositalmente.

Dessa forma, objetos, equipamentos, livros, materiais e outros mantimentos foram perdidos e nós alunos ficamos mais escasso e deficiente quando a questão é um aprendizado e ensino de qualidade, infelizmente sabemos que problemas como esse não podem ser resolvidos imediatamente, pela burocracia que nos amarra e muitas vezes deprime. Entretanto, com a ajuda da comunidade no ambiente escolar não poderia relatar nesse ensaio redação a falta de conduta e lazer que poderia ser mais presente e atenciosa com sua comunidade escolar, os arredores que cresceram vendo aquela escola em construção e que, não poucas vezes literalmente colocamos a mão na massa. A comunidade local necessita de atendimento tanto de lazer quanto de questões básicas como um acolhimento e alimentação; nisso, nasce um programa que é tomado por outras escolas ou o Maria Elena Colonia Professora tende a adaptar em sua programação. Escola da Família, friso que possivelmente é o programa que mais atinge os problemas da comunidade e sem dúvidas o que mais deu certo. São desenvolvidas atividades físicas como vôlei e futebol; também temos acesso - nos dias de escolas com portões abertos à pinturas, ping-pong, artesanatos, conversas dentre outras opções. O ambiente era preparado para receber a comunidade, sem julgamentos ou esperando algo monetariamente falando, tornando assim um projeto social incrível e numa visão melhor, que funcione.

Dito isso, tais problemas existem porque ali há habitação, pessoas. Logo, sua solução só se permeia por elas próprias; é uma caracterização, integrar e saber qual é a obrigação de o dever junto à sociedade. Os alunos, os locais, os professores, os monitores e todo aquele que agrega e frequenta um ambiente escolar é capaz e dono de uma atenção a ele, se dirigindo sempre a melhorar as capacidades e as fontes das quais o resultado vemos integrado em nossa civilização. Por isso, pegamos os méritos quando vemos aquele que saiu de onde saiu e ganhou o que ganhou, por tal motivo também somos completos de responsabilidade quando o erro acontece.