A Conquista da Humanidade

Tema – Ciência, História, Antropologia

Em termos de população, o homo sapiens há cerca de 70.000 anos perfazia um número aproximativo de 10.000 habitantes. E devido a desastres naturais quase foi extinto. Portanto invariavelmente, descendemos destes 10.000 indivíduos, isso explica o código de DNA humano ser basicamente idêntico nos indivíduos atuais do nosso planeta.

As causas da sobrevivência do homem o seu triunfo sobre as outras espécies, podemos elencar; a laringe mais baixa do que os outros animais, incluindo os neanderthais e erectus, ocorrendo então a possibilidade de emitir uma variedade maior de sons, sendo uma predisposição nata para a linguagem articulada. Aperfeiçoando a linguagem, uma vez que possuía a sintaxe morfológica das palavras e com o passar do tempo pode construir orações e conceitos cada vez mais complexos e abstratos, proporcionando que passassem adiante os conhecimentos adquiridos. Este vital aspecto, inegavelmente desaguou para o desenvolvimento inevitável do diálogo entre as pessoas de um determinado grupo, para assim iniciar a construir as bases mesmos que grotescas e incipiente do que pode-se nominar conhecimento.

Pensamento simbólico

Surge na Europa a cerca de 50.0000, mas teve origem e foi gestado no continente africano. Comprova-se partir das evidências de pinturas nas peles das pessoas com argila, porém os primeiros sepultamentos de pessoas se deram no Oriente Médio. O pensamento simbólico entrou em desuso, segundo consta a inexistência de registros arqueológicos comprovativos, por motivo de não haver concorrência com outras espécies de homens capazes de ameaçar sua existência (homo sapiens).

Porém o pensamento simbólico frutificou e foi expandido na Europa por causa da competição natural com o homo neanderthal, espécie esta extinta no continente europeu há 27.000 anos. As suas últimas populações neanderthais, habitavam onde hoje localizam-se os países da Espanha e Portugal. Quanto ao homo erectus, este foi extinto no mesmo período.

Em cerca de 32.000 anos atrás, o homo sapiens deu o último salto evolutivo, ao desenvolver a arte (pintura, escultura) rupestre. Entretanto o cérebro humano não teve uma mutação drástica, portando conclui-se que a espécie viu-se obrigada a desenvolver o pensamento simbólico para vencer a competição com o homem de Neanderthal, e por questões genéticas o cérebro do homo sapiens foi concebido para ser flexível e aberto a novas adaptações.

Em 2.000 anos o homem coloniza as Américas, isto dá 80 gerações apenas. Enfrentando inúmeras dificuldades naturais (clima) impostas pela natureza, o homo sapiens não estava adaptado a elas, pois avançava de forma gradativa e incessante, além de lidar com animais da era glacial (mamute, tigre dente de sabre), que habitavam o continente americano. A colonização das Américas se deu há aproximadamente 14.000 anos (dados controversos), e a maior massa humana atravessou o estreito de Berhing, que por causa da era glacial a passagem era feita por terra (a pé), quando aos colonizadores, estes provinham das regiões da Sibéria, na atual Rússia moderna.

Engenho Humano

Os humanos precisam da inteligência todo o dia uma necessidade constante, e planejar é um fator chave para a sua sobrevivência. O homem é o resultado de uma experiência de 5 milhões de anos na evolução de um cérebro primata, passando por seleções naturais e grandes pressões ambientais.

No tempo de 10.000 anos atrás, a população humana na terra era de 1 milhão de habitantes (dados aproximativo evidente), espalhados pelos cinco (05) continentes e vivendo basicamente da coleta. Neste mesmo período já iniciou-se a organização para fixar residência em um só lugar (o sedentarismo), praticando a agricultura rudimentar e domesticando animais. Concomitante a este período, nascia a agricultura nas planícies costeiras dos rios da região onde hoje se situa a Síria e Iraque. A evolução agrícola na história, foi um processo de independência do homem em relação a natureza, vindo a calhar evidentemente no aumento da degradação e poluição ambiental, que culmina com o tempo atual.

O lugar onde você vive modela a sua aparência. Esta é a maneira de como observa-se a infinita variedade de aspectos físicos distintos, nas populações humanas da Terra. Haja vista que a espécie Homo sapiens, colonizou todas as massas continentais do planeta e ficou exposta a inúmeros climas variados.

Uma possível colonização do espaço levará a um novo estágio evolutivo da humanidade. E para superar as possíveis adversidades que virão a ser encontradas na empreitada, serão desenvolvidos novos corpos, novas mentes e consequentemente a diferenciação da espécie, voltando aos tempos da Idade da Pedra onde existiam distintas espécies na Terra.

Últimas espécies de homem:

Homo sapiens: África

Homem Neanderthal: Europa

Homo Erectus: pequenas populações na Ásia

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 30/04/2021
Código do texto: T7245241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.