UM DOS CRITÉRIOS PARA CONHECERMOS O CARÁTER DE QUALQUER SER HUMANO

As citações abaixo são excelentes para nos ajudar a conhecer o caráter de qualquer ser humano, principalmente dos políticos.

B. Gracián Y Morales, escritor espanhol do século XVII (dezessete), disse: "Cada um mostra aquilo que é pelos amigos que tem". Encontrei essa frase no "Dicionário das Citações", organizado por Ettore Barelli e Sergio Pennacchietti, Editora Martins Fontes (2001), página 15. As citações de políticos, poetas, artistas, historiadores, filósofos ou intelectuais, nesse livro, encontram-se em suas línguas de origem e foram traduzidas para o português por Karina Jannini. Em espanhol, a citação acima é esta: "Cada uno muestra lo que es en los amigos que tiene".

Epicteto, um filósofo antigo e estoico muito querido por mim, disse: "Se o companheiro estiver impuro, também é necessário ficar impuro quem convive com ele, mesmo estando, por acaso, limpo". Está no "Manual", de Epicteto, escrito por seu aluno Flávio Arriano.

Sêneca, outro filósofo antigo e estoico, em seu livro "Sobre a Ira" (também no livro "Como Manter a Calma"), diz: "Tomamos para nós as qualidades daqueles com quem vivemos, e assim como certas doenças do corpo são transmitidas pelo contato, também o espírito infecta aqueles mais próximos com seus vícios".

Preciso dizer mais o quê? Se os filhos de um homem apresentam o mesmo tipo de caráter reprovável, e, se esse homem é amigo de bandidos e pessoas de caráter reprovável, o caráter desse homem não é diferente. Da mesma forma, se os amigos de um homem são pessoas íntegras, esse homem só pode ser íntegro, pois pessoas com caracteres opostos não se tornam amigas. Não significa ter sempre os mesmos pensamentos. Amigos podem ter pensamentos diferentes e ter estilos de vida diferentes, mas os caracteres são parecidos. Obs.: O plural de "caráter" é mesmo "caracteres", devido à origem dessa palavra.

É isso! Ah... Temos este ditado popular: "Dize-me com quem andas, que eu te direi quem tu és". Quem você apoia e quem você reprova também dizem quem você é.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/02/2021
Reeditado em 18/02/2021
Código do texto: T7187369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.