A viagem da existência.



Os sete corpos do ser
 

Nossa Totalidade é composta de sete corpos que se sobrepõem e interagem, desde o corpo físico, o mais denso, até o corpo átmico, ou a centelha divina, a partícula de Deus individualizada no homem. Em sua jornada evolutiva, a consciência humana se expande gradativamente através dos sete corpos, num processo ascensional inexorável. É lei fundamental da Criação que a descida à matéria tenha como contraponto o retorno do ser para sua fusão de volta à Unidade. É a Viagem da Existência!
 

O ego, ou eu inferior, abrange quatro dos sete corpos: o corpo físico, sede da manifestação da vida biológica; o corpo etéreo - que sustenta a integridade da vida biológica - onde residem os chacras, receptores e distribuidores da energia sutil colhida na Natureza e no Universo; o corpo emocional, que manifesta as sensações, as emoções e os sentimentos; e o corpo mental inferior ou mental concreto, racional, sede dos pensamentos. 
 

O corpo físico-biológico e o corpo etéreo são os pilares da vida física do ser. O emocional e o mental, são a sede de sua vida psíquica. Neste ensaio, o ego, assim composto e estruturado, será também tratado como o corpo (físico e etéreo) e a alma (psique) do ser, diferenciando-se do espíritoEU - que se desdobra nos três corpos superiores, objeto de consideração mais adiante.

 
O ego não cede... barganha!

As energias, densas ou sutis, que alimentam o corpo físico, a mente e as emoções, determinam a natureza dos pensamentos, dos desejos e mesmo dos sentimentos, desde os mais execráveis e mais dolorosos, até os mais extáticos e compassivos. O ego primitivo é comandado pelos estímulos externos que desencadeiam o medo, a atração e a rejeição, e pelas manifestações de sensações associadas às necessidades biológicas e ao instinto de sobrevivência. As ações do ego primitivo, em resposta a tais estímulos, são também primitivas e estão relacionadas à fuga das adversidades e à busca do prazer.
 

A vida em sociedade trouxe ao homem os benefícios da sinergia obtida com o compartilhamento do trabalho e seus frutos, da diversidade de competências e habilidades, bem como de ideias, emoções e sentimentos. Tais benefícios, no entanto, somente poderiam ser obtidos se a manifestação do ego de cada um dos integrantes das sociedades pudesse ser modulada, de forma a respeitar a individualidade dos demais.  Este controle conveniente das manifestações do ego foi a origem das convenções sociais e religiosas, desde as mais informais, como a etiqueta e as expressões de cordialidade, até as mais formais como as leis e regulamentos.
 

Vê-se, no entanto, que a repressão do ego em troca dos benefícios da vida em sociedade nada têm a ver com a espiritualidade. Tem a ver, sim, com a conveniência do aceitar e ser aceito, para o usufruto daquilo que uma sociedade pode oferecer. A desobediência às regras sociais e religiosas pode ser caracterizada como grosseria, falta de ética, pecado, e mesmo como um delito, mas não obrigatoriamente como uma infração às Leis Universais, já que a consciência pouco evoluída de quem cria as regras sociais e religiosas costuma estar pouco afinada com as leis do amor e da sabedoria, que emanam dos planos sutis do Universo.
 

O controle do ego também pode estar associado às prescrições religiosas, que prometem o paraíso eterno a quem obedecê-las, e o inferno escaldante a quem afrontá-las. Uma barganha, portanto: a contenção dos impulsos egóicos hoje, pelo paraíso na eternidade. Assim é que, o sacrifício de um desejo por qualquer promessa de salvação em troca, representa uma estratégia do próprio ego que, racionalizando, calcula o custo/benefício de cada renúncia.
 

Os três aspectos do EU Superior
 

Amor Universal (Deus onipresente), Sabedoria (Deus onisciente) e Vontade (Deus onipotente) - os três aspectos do EU Superior que uma vez sintonizados podem se expressar através do ego, o instrumento de interface com o mundo material e humano.


O êxtase do Amor Universal, as Leis da Sabedoria Cósmica e a força de realização do Poder da Vontade Infinita – incondicionalmente expressos pelo ego quando em sintonia com o EU Superior - são elementos de criação no mundo humano, assim como a Fonte destes atributos, Deus, é o criador do Universo.