A SOCIEDADE É UM HOSPÍCIO

A humanidade escolheu o caminho errado. Os suicídios, agressões, feminicídios, homicídios, depressão, roubos, furtos, corrupção, mentira, falsidade, fofoca, ódio, falta de amor, traição, fome, miséria, vingança, maldade: tudo isso mostra que a humanidade escolheu o caminho errado, e vai permanecer no caminho errado.

A sociedade não pode oferecer o caminho certo a ninguém. A sociedade sempre vai ser infeliz. O que ela oferece não sacia a sede interior do ser humano, não sacia a alma, o coração, o âmago. Por isso, eu só me envolvo com a sociedade o suficiente, o mínimo possível. Ela não sabe como oferecer o caminho certo a ninguém. Ela não conhece o caminho da verdadeira felicidade. A sociedade só pode oferecer momentos de alegria. Diz o sábio budista Thich Nhat Hanh que "a felicidade ilusória traz prazer temporário", como se encontra no livro "A Essência dos Ensinamentos de Buda". Osho também chama de falsa a felicidade passageira.

A sociedade oferece ego, egos: máscaras, ilusões. Ela não oferece amor, verdade, sabedoria, virtude. Isso é tolice para a sociedade. Mas veja como ela se encontra, sendo esperta, astuta: um caos, um inferno, um hospício. Veja as pessoas brigando por político, defendendo político, atacando-se umas às outras. Eu também já perdi muito tempo discutindo, mas aprendi. Os sábios me ensinam. Nem cito mais os políticos e o partido político que eu criticava severamente. Alguém se lembra da última vez em que os citei? Já faz muito tempo. Não vou perder tempo com esses seres. Eu não voto neles, e basta. Quem quiser desperdiçar tempo que o faça. Se alguém me disser que vota em quem quer que seja, eu não direi mais nada. Afastar-se da sociedade é viver no paraíso aqui na Terra todo dia.

Muito obrigado, ó meu Bondoso e Generoso Criador! Aprendi a ser tolo, louco e doente para a sociedade. Que privilégio! Muito obrigado a todos que me consideram tolo, louco, doido, doente, perturbado, desequilibrado! Como pode alguém com essas características ser feliz todo dia?! Todo dia?! A sociedade não consegue acreditar nisso. E nem precisa acreditar. O que eu ganharei se a sociedade acreditar? Nada! Absolutamente nada! O que perderei se ninguém acreditar? Nada! Absolutamente nada! Será que estou iludido ou fingindo? Pense o que quiser. Mas o digo: eu sou feliz todo dia.

A sociedade é um hospício. A sociedade não tem coração, alma, nem razão. A sociedade é uma fábrica de várias doenças. Felizes os que se curam! Eu me refiro principalmente às doenças da alma.

Foi-se o tempo em que eu discutia e tentava convencer outrem. Nunca mais discutirei com ninguém. Lao-Tsé, Buda e Epicteto me ensinam como não discutir com ninguém, nem tentar convencer ninguém, e eles ficam na cabeceira da minha cama: que loucura! Eles me ensinam a nem ficar irritado. Que privilégio! Osho me ensina a celebrar a vida e ser feliz todo dia. Osho é um presente do meu Criador! Buda também prometeu felicidade todo dia a quem segue seus ensinamentos. Mas quem coloca os ensinamentos de Jesus Cristo em prática também é feliz todo dia e nunca fará mal a ninguém. A Bíblia também se encontra na cabeceira da minha cama. Mas a sociedade não quer o melhor e ser feliz todo dia. É a sociedade que perde.

Só mais isto: acho que estou quase concluindo tudo o que eu tinha para dizer no Facebook e no Recanto das Letras. Quando eu não disser mais nada no Facebook, nem no Recanto das Letras, estarei em um nível mais profundo. Falo de nível interior. Muito obrigado também a Chuang Tzu! Eu desejo me tornar um barco vazio. Eu sou estranho, muito estranho rs. E o meu objetivo é continuar me tornando mais estranho rs.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/02/2021
Reeditado em 01/02/2021
Código do texto: T7173548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.