A Palavra de Deus é viva e eficaz

Existem pessoas que parecem desconhecer a importância e eficácia da Bíblia para a consolidação da fé do cristão. Mas estes, com certeza, não possuem um contato direto com o que ali está escrito e, por isso, tem esse pensamento.

A palavra do Senhor não é algo do passado e sem efeito nos dias de hoje, pelo contrário, é um conjunto de 66 livros, 1.189 capítulos, 31.102 versículos, 3.566.480 letras e 773.693 palavras. E toda essa imensa estrutura da autoria do próprio Deus, pelas mãos de 40 escritores inspirados pelo Senhor, e que fala ao nosso coração em qualquer época, pois a Bíblia é atemporal.

E, hoje, essa palavra que foi escrita originalmente em três idiomas (hebraico, aramaico e grego) está traduzida em mais de outras 1.500 línguas em todo o mundo. O período para que o formato atual fosse concluído foi de 1.600 anos. Tudo no tempo certo do Senhor.

Apesar de tantos best sellers internacionais, inclusive com brasileiros nessa lista, como o famoso escritor Paulo Coelho, a Bíblia continua sendo o livro mais lido em toda parte do planeta até mesmo em países que até pouco tempo atrás nunca havia nem chegado uma edição.

Quantas vezes podemos ouvir, por exemplo, uma mensagem sobre a mesma passagem da Bíblia que, para nossa surpresa, é completamente diferente das anteriores. E por que isso acontece? Porque ela não é algo acabado em si mesmo e sua interpretação leva cada vez mais a preciosas palavras inspiradas pelo Espírito Santo.

A carta aos Hebreus 4.12 vislumbra uma porção da Bíblia que muito nos fala: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que a espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).

Para quem imagina que palavras como essas escritas por homens e mulheres inspirados por Deus é algo já morto e enterrado e para lá de ultrapassado, esquece-se de quão eficaz ela é para todos os momentos de nossa existência, sejam eles tristes, alegres, de amor, de ódio, de perdão e de vingança.

E, ainda, foram registrados em seus livros diversos temas que a dividem: história, poesia, profecia, evangelhos e cartas. Todas com suas funções distintas para as diversas situações. Algumas são até mesmo pouco mencionadas, mas que estão mais que atualizadas em relação aos acontecimentos do cotidiano.

Quantos casos de pessoas que estão num leito de hospital e, ao serem visitadas, por um cristão que deixa palavras bíblicas de conforto, trazem um bem enorme para a sua saúde. E, ainda, para os que vivem de maneira errada, quando exortados, servem para endireitar seus caminhos. Em Filemom 1.6 podemos aprender que “Para que a comunicação da sua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo Jesus” (Fm 1.6).

As pessoas que leem e estudam a Bíblia em seu dia a dia tendem a se confortar e viver bem melhor. Aquelas que não estão bem, deixando-a na prateleira como se fosse um livro qualquer ou ainda como outros que a deixam aberta num salmo poderoso para “espantar” coisas ruins, não sabem o sentido de suas palavras que estão vivas e que precisam encontrar um coração para que faça seus efeitos.

Ter prazer em estudar a palavra de Deus é algo que nos torna pessoas sob a graça do Senhor. Não dá para ser um cristão verdadeiro no sentido da palavra se não há o testemunho e observância do que diz a suas palavras e as regras de fé ali contidas.

Outro salmo muito conhecido e que traz grande mensagem é o de 119.105, que chama a Bíblia de “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”.

Existem pessoas que contam vantagem sobre as experiências sobre as bênçãos de Deus em sua vida na leitura de Sua Palavra. Estas, porém, são pessoais, intransferíveis. Ela é capaz de converter almas através da ação do Espírito Santo somente com suas poderosas palavras ali descritas. Quem acha que é melhor do que o outro pelo que acontece com ele já está em pecado.

É preciso que a Bíblia seja levada a sério e não colocada como último plano de nossa existência. O estudo das suas palavras divinas pode ter um efeito abençoador se levado em consideração e seguido.

A palavra de Deus é viva e eficaz para os que nela creem. E você, como professor da Escola Bíblica Dominical precisa colocá-la como prioridade para que a aula a ser dada sobre o que diz os seus ensinos venha diretamente do mestre Jesus que o orientará para que tudo seja “divinamente inspirado”.

ROFA
Enviado por ROFA em 17/12/2020
Código do texto: T7138041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.