O teu ofensor e o homem do Tao

Quem te feriu ou te ofendeu? Quem te fere ou te ofende? Deixa de ser ferido (a) ou ofendido (a)!

Obs.: Eu digo isso também a mim mesmo.

"Somente o ego pode ser tocado. Ele é muito sensível. Se alguém apenas olha para você de certa maneira, o ego se ofende. A pessoa não fez nada. Se alguém sorri um pouco, ele se ofende. Se alguém simplesmente vira a cabeça e não olha para você, ele se ofende. Ele é muito sensível. É como uma ferida, sempre aberta, sangrenta. Você o toca e a dor surge. Uma única palavra, um único gesto, o outro pode nem mesmo saber o que ele fez para você, mas ele o ofendeu", afirma Osho. Fazer o quê, então? Solte o seu ego. Deixe-o ir embora. Não o alimente.

Osho continua: "E você sempre acha que o outro é responsável, que feriu você. Não, você é que carrega uma ferida. Com o ego, todo o seu ser é uma ferida... Todo mundo está empenhado em proteger a própria ferida... Mas ainda acontece, porque você está tão pronto para ser ferido, prontíssimo, apenas à espera, apenas aguardando alguma coisa acontecer".

Lembrei-me do filósofo antigo e querido sábio Epicteto. Ele diz que não é o outro quem me ofende ou me irrita, mas a minha opinião sobre o que o outro diz ou faz. Epicteto me ensina a exigir de mim, a ser senhor de mim mesmo, a não colocar a culpa em ninguém. É inevitável não reconhecer a fragilidade e as feridas (os egos) daquelas pessoas que se sentem ofendidas ou agredidas quando alguém chama o nordestino de burro ou usa outra palavra grosseira. É inevitável não reconhecer a fragilidade e as feridas (os egos) das pessoas que se sentem abaladas, ofendidas ou agredidas por qualquer palavra idiota ou grosseria do político eleito em 2018 para ser presidente do Brasil. É inevitável não buscar em mim mesmo todo o bem e todo o mal, como me aconselha o querido Epicteto. É inevitável não me enxergar e não me avaliar. É inevitável não reconhecer as vezes em que me irrito. A responsabilidade da minha irritação é minha, pois ninguém pode me irritar ou me ofender quando estou plenamente consciente.

Osho diz: "Você não pode ofender um homem do Tao. Por quê? Porque não há ninguém para ser ofendido. Não há nenhuma ferida. Ele é saudável, curado, inteiro. Essa palavra 'inteiro' é linda. Em inglês, a palavra heal (cura) também vem de whole (inteiro) e a palavra holy (sagrado) também. O homem do Tao é inteiro, são, sagrado". Osho é extraordinário!

Rajneesh (Osho) diz: "Esteja consciente da sua ferida. Não a ajude a crescer, deixe-a ser curada; e ela só será curada quando você for para as raízes".

O sábio taoista Chuang Tzu diz que "o verdadeiro homem do Tao atravessa paredes sem encontrar obstrução. Fica de pé no fogo sem se queimar". Por quê? "Porque desaprendeu. Sua natureza penetra até a raiz no Uno. Sua vitalidade, sua força escondem-se no Tao secreto... O homem sábio está oculto no Tao. Nada pode tocá-lo". Cuidado! Chuang Tzu não está falando da parede real nem do fogo real. Não sejamos tolos. Ninguém atravessa parede real, nem entra em fogo real sem se queimar. Essa é uma linguagem figurada. "Atravessar paredes sem encontrar obstrução e ficar de pé no fogo sem se queimar" significam enfrentar obstáculos, desafios, dificuldades sem se abalar, permanecendo firme.

O que ou quem é o Tao? É o Absoluto, o Caminho, a Verdade. O sábio taoista Wu Jyh Cherng afirma: "O Tao é a referência de uma busca e a própria busca; está no que realiza e na própria realização. Ele está em toda parte, em todas as coisas, em todos os lugares". Diz Wu Jyh Cherng: "Quem encontra o Tao descobre a ligação de todas as coisas e, assim, pode ter a visão verdadeira e real da totalidade. Consegue enxergar a realidade simplesmente como ela é. Por isso, o Tao é a verdade". Mas destaco que a compreensão humana nunca é absoluta. Não é sensato absolutizar nenhuma afirmação, pois o conhecimento humano nunca é total. O Tao não pode ser definido.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 12/12/2020
Código do texto: T7133790
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.