AS QUATROS PROCISSÕES DEIXARAM DE ACONTECEREM E FINALIZANDO COM OS 123 ANOS DOS GENOCÍDIOS A BELO MONTE

Voltamos nos mencionar esta Matéria escrita por mim, em Abril de 2020, onde não aconteceram as comemorações da Semana Santa em Monte Santo na Bahia. Seguem esses textos de minha autoria, leia-os “Os Cortejos da Semana Santa. Foram Cancelados em Monte Santo”, “amanhecia aquele dia de quarta-feira maior , 08 de Abril de 2020, e pelo meio da Tarde; ia acontecer a procissão da Viasacra, que aconteceram todos os anos, na quarta-feira maior, a procissão com a imagem do Senhor dos passos. Essa saia às 16 horas, da capela que leva, o seu nome: isso na subida do Caminho de degraus de Pedras, e construídos por Escravos, no Século XVIII.

Nesta Quarta, 08 de Abril de 2020, não houve a tradicional procissão, estava interditado a entrada do caminho, com fitas, tudo por caso no Covid 19, o Coronavirus um Vírus do Wuhan na China Continental”.

Na Quinta-Feira, 09 de Abril , não teve a procissão do Encontro, os encontros das duas imagens de Nossa Senhora das Dores e de Senhor dos Passos, em Monte Santo. Aí foi cancelado todos esses atos litúrgicos, a tarde da Quinta- Feira, 09 de Abril de 2020, a procissão acontecia: e nesta data acima a deixou de acontecer em praça Monsenhor Berenguer.

Este poeta e cordelista, concedeu alguns depoimentos que foram Filmados e também fotografados pelo Professor de Educação Física Luciano Oliveira, isto na quarta-feira maior, 08 de Abril de 2020. As tomadas surgiram em locais Históricos, na Rua Coronel Caldas, onde encontra-se uma Casa construída em 05 de Maio de 1888, ainda existente.

Era sexta – Feira da Paixão, 10 de Abril de 2020, os devotos deixaram de comparecerem, pela Madrugada e início da Manhã de Sexta-Feira, 10 de Abril de 2020, a Pandemia do Covid 19, trouxe o Pânico e causou o silêncio e a falta dos fieis ao Cume da Serra do Piquaraçá.

As 5h 25, da manhã desta Sexta-Feira, 10, estava com Nevoeiro sobre a cidade de Monte Santo Bahia e não ouviam os Sons das Matracas. Hoje Sexta-Feira da Paixão, 10 de Abril de 2020, o Caminho da Serra da Santa Cruz, que ficou vazio sem os Turistas e sem os devotos (as) e os Irmãos da irmandade do Santíssimo Sacramento e Santa Cruz, de Monte Santo.

A praça está deserta, às 6h 18, o Céu estava nublado, enquanto isto, a Rua Senhor dos Passos, ficou em Silêncio às 8 horas, os Músicos da Filarmônica não compareceram também faltavam os devotos (as) carregando os Andores com as imagens de São João Evangelista e de Nossa Senhora da Soledade e o Caixão com o “Senhor Morto no Esquife”. Em 2019, fizeram os percusos, à noite de Sexta-Feira da Paixão, pelas Ruas Coronel Caldas, Rua das Flores. Manoel Novaes, Hélcio Cardoso de Matos e Av. Luís Eduardo Magalhães, antiga Av. Euclides da Cunha, às 18 horas de Sexta – Feira da Paixão, 10 de Abril de 2020, fiz esta caminhada por essas ruas e avenidas e só vi, as vazias. Os Romeiros (as) ausentaram-se do Monte Santo da Bahia.

Relembrando no sábado, 21 de Nov. de 2020, os 124 anos do confronto de Uauá – Ba, pelo Tenente Manoel Pires Ferreira, morrem 74 Conselheiristas.

No sábado, 31 de Outubro de 2020, quando completou os 86 anos da Festa de Todos Os Santos, essa iniciada em uma Quarta – Feira, 31 de Outubro de 1934, era uma iniciativa do Padre Berenguer, que fez uma procissão com devotos e devotas, subiram o Monte, com o Monsenhor Francisco de Paula Berenguer César, mais conhecido na época por Pe. Berenguer.

Nas décadas de 1950 e de 1960, os fieis vinham das Fazendas, como Acaru Grande, Santo Antonio, Soledade e outras deste município, as pessoas faziam caminhadas a pés. Quem possuíam animais chegavam mais rápidos a Monte Santo. Depois iam surgindo os Caminhões Lonados os chamados Paus de Araras, até 1994, ainda eram vistos estacionados na Praça Mons. Berenguer , e as barracas Típicas com armações de flechas de Sisal, de 1995 a 1999, começou a mudar e no ano 2000, apareceram as Vans e Ônibus e em 2019, desapareceu, os Paus de Araras, Caminhões e Caminhonetes surgiram.

Os pagadores de promessas, de joelhos eram vistos subindo pelo Caminho até a Igreja de Santa Cruz, em 31 de Outubro de 2001, estão raros verem esses hoje fazendo esses sacrifícios e penitências.

Neste Sábado, 31 de Outubro de 2020, a Praça Monsenhor Berenguer, sem nenhuma Barraca, estava vazia e a Praça Professor Júlio César Salgado, também sem os Camelôs e dentro da Rua Senhor dos Passos, em 31 de Outubro do ano de 2020.

Os Religiosos soltavam fogos pelo Domingo, 01 de Novembro de 2020, ascendiam Velas no Interior da Igreja de Santa Cruz neste século XXI, alguns usavam Máscaras e outros não usavam Máscaras.

Em conversas com pessoas idosas daqui da sede de Monte Santo – Ba, que em 1940, surgiu a Febre Tifes ( Tifódes ) e fezem vítimas. Exatamente há 80 anos atrás. Estamos em 2020, para lhes informarem sobre os cancelamentos dos Festejos da Páscoa e da Festa Profana (dançante) e a Religiosa a Sagrada, teve um número reduzido de fieis pela manhã e tarde de Sábado, 31 de Outubro e no dominmgp, 01 de Novembro de 2020, ambos subiram a Serra do Piquaraçá, indo a Igreja Santuário de Santa Cruz. Por isto quero dizer-lhes que vieram visitantes da cidade de Tucano Bahia e da região.

Fiz uma Live com Antonia Lúcia Barbosa, à noite de Seg. 05 de Out. de 2020, tratava-se dos 123 anos do fim do Genocídio, contra Belo Monte Canudos, na terça-feira, 05 de Outubro de 1897.

Lá no Alto do Beatinho a margem do Açude de Cocorobó, não aconteceu presencial no Sábado, 03 de Outubro de 2020,a XXXVII Celebração pelos Mártires de Canudos , por Enoque José de Oliveira e seguidores desse Pe. Enoque Oliveira que encontrava-se em Salvador Bahia.

Tudo pelo motivo da Pandemia do COVID 19, era cancelada também a Romaria de Canudos.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 08/12/2020
Código do texto: T7130907
Classificação de conteúdo: seguro