UMA VISITA QUE CONFÚCIO FEZ A LAOZI (LAO-TSÉ)

O sábio Confúcio fez uma visita ao sábio Laozi (Lao-Tsé, ou Lao-Tsu). Lao-Tsé (Laozi ou Lao Zi) disse isto a Confúcio: "Há muito que a carne e os ossos daqueles a que te referes caíram em putridez. Deles só nos restam meras palavras... O Homem Nobre deve carregar as virtudes mais distintas dentro de si, sem deixá-las transparecer. Seu aspecto deve dar a impressão de que é um idiota. Portanto, livra-te desses teus ares de orgulho e dessas tuas ambições excessivas! Livra-te desse teu aspecto de satisfação vã e desses teus ideais grandiosos. Tudo isso não importa em vantagem alguma para ti.."

Confúcio ficou impressionado, saiu e disse a seus discípulos: "Os pássaros, sei que sabem voar; os peixes sabem nadar; as bestas sabem correr. As bestas que correm são capturadas com malhas; os peixes que nadam, com redes; os pássaros que voam, com flechas atadas a uma corda. Mas os dragões, eu não sabia que eles montavam nas nuvens para cavalgar pelo Céu. Hoje, encontrei-me com Laozi. Como esse homem se parece com um dragão!".

Eu preciso aprender muito com Lao-Tsé. Para quem deseja conhecer esse sábio chinês, que dizem ter vivido 160 ou 200 anos, existe um livro dele chamado Dao De Jing, ou Tao Te Ching. Antes de desaparecer, Lao-Tsé (a pedido de uma pessoa) pronunciou palavras que se transformaram em um livro, que é o meu livro preferido entre todos os livros que eu conheço. A melhor tradução é a do fundador da Sociedade Taoista do Brasil, devido aos comentários esclarecedores, porque, sem os comentários, fica difícil penetrar na profundidade de Lao-Tsé . É esta a obra: "Tao Te Ching: o livro do caminho e da virtude", capa vermelha, tradução para o português direta do chinês e comentários profundos de Wu Jyh Cherng. Essa obra fica sempre na cabeceira da minha cama.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/12/2020
Reeditado em 07/12/2020
Código do texto: T7129579
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.