AS BELEZAS EXTERIOR E INTERIOR (Obs.: Um conselho às mulheres)

Na manhã do dia 6 (seis) de dezembro de 2020, eu li em um site estas palavras escritas por uma mulher: "A beleza exterior é importante sim. Dizer que não é, é pura hipócrisia (sic). A beleza interior e exterior tem que estar em harmonia num corpo de mulher".

Obs.: Eu não modifiquei nada. Deixei como foi escrito. Antes, no mesmo texto, ela escreveu: "Homem nenhum gosta de mulher que tem na barriga aquelas famosas estrias que mais parece rachaduras feias, e as pernas toda mapeada de vazos e varizes, os peitos caídos, que quando se deita parece mais um ovo frito e o rosto que com make ou sem make, parece mais um tomate sem pele rsrsrs. Por isso sempre me cuidei, gosto de estar sempre bela para que meu amor olhe pra mim, goste e ame o conteúdo inteiro". Novamente, deixei como foi escrito. Não mudei nada.

E se isso tivesse sido escrito por um homem? Como as mulheres se sentiriam? Quais seriam os comentários de muitas mulheres? Qual seria a repercussão? Será que muitas (digo muitas, não todas) não acham exatamente a mesma coisa?

O homem e a mulher devem se cuidar. Mas a mulher que escreveu essas palavras, se não mudar essa sua visão, vai se sentir no mínimo feia quando tiver sessenta anos de idade, ou antes disso. Talvez ela já se sinta feia, e tente disfarçar que não se acha feia, ou se convencer de que é bonita. Essa mulher já está sofrendo interiormente, e muito. Qualquer pessoa que se julga a partir do exterior está sofrendo. Essa mulher não merece julgamento, mas compaixão e ajuda. Boas leituras ajudam.

Por que faço esta reflexão? Para pedir que nenhuma mulher se avalie pelo exterior. Existiu uma mulher que nasceu em um povoado vizinho ao povoado onde eu nasci. Essa mulher era uma boa pessoa, simpática, sorridente. Ela foi morar numa cidade maranhense. Nós nos víamos na infância, mas nunca havíamos conversado. Tornamo-nos amigos no Facebook. Certa vez, ao vir da cidade onde morava, ela veio a minha casa, para ver a minha mãe e para me ver. Era casada e uma mulher bonita exteriormente. Ela não precisava mudar nada no seu corpo, mas colocou na sua cabeça a ideia de fazer uma intervenção cirúrgica. Ela não resistiu e morreu.

Esse é um dos resultados da idolatria que a nossa sociedade tem pela boa forma física. Destaco: essa minha conhecida de infância (e que me disse gostar dos meus textos publicados no Facebook) não tinha nenhuma razão para desejar ter um corpo mais bonito do que o corpo que ela tinha, porque o corpo dela já era bonito. Mas a busca de uma beleza que nunca se conquista faz com que a pessoa não enxergue a beleza que tem. Existem pessoas que estão sempre insatisfeitas. Elas nunca se satisfazem.

A mulher que tem o coração bom e belo é bela. A sua beleza exterior passa, mas a sua beleza interior nunca vai desaparecer. O coração não muda. A alma não muda. O seu corpo está mudando e vai continuar mudando, mas o seu coração e a sua alma vão permanecer os mesmos. E você é o seu coração, a sua alma, o seu ser.

Texto produzido e escrito em Pastos Bons/MA, no dia 6 de dezembro de 2020, pelo filósofo, poeta, professor e místico Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 06/12/2020
Código do texto: T7129005
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.