A verdade não existe 2

Fui questionado por uma amigo do facebook da seguinte forma:

Excelente! Várias vezes já me questionei isso , só uma dúvida , a Verdade é um Ser , é o Ser ou faz parte do Ser? Pois quando diz "um Ser" entendo que possa existir outros , ou seja , há divisibilidade e não unidade. Me corrija se eu estiver errado.

Eis minha resposta:

Talvez eu tenha me equivocado na forma de escrever. O que há é a unidade. A verdade é Deus. Como explicar isto corretamente não me vem na cabeça agora. Certamente não é um ser à parte, pois é Deus e não há outro Deus à parte. Não é uma parte do ser, porque se assim fosse, haveria outra parte do ser que não seria verdadeira.

Eu diria então que a verdade é o ser. Quando você fala nestes termos eu lembro do pouquíssimo que eu consegui ler do Louis Lavelle. Quando ele fala em um ser total não posso entender como o este ser total poderia ser outra coisa além Deus.

Jesus é perfeito homem e perfeito Deus. Se fosse somente perfeito homem não poderia afirmar que é a verdade porque qualquer homem jamais será o ser completo porque existem outras coisas que têm uma "existência superior", mais próxima de Deus, e que não são homens.

É claro que a parte humana de Jesus residia na verdade, porém a parte de Jesus que sustenta perfeitamente esta afirmação é a sua parte Divina.

Talvez seja correto afirmar da seguinte forma. Deus é a verdade. Assim como aquele texto que discutíamos outro dia. Aquele que se realiza mais é o mais real. Deus é perfeitamente real e aquele que é real é verdadeiro.

Por isso, conforme nos aproximamos de realizar-nos, conseguimos, por exemplo, proferir afirmações cada vez mais abrangentes, porque esta abrangência não vem de nós, mas da verdade mesma.

Talvez eu esteja em erro ao afirmar que a verdade é um ser. Talvez a verdade seja uma qualidade divina que não pode ser manifestada completamente na matéria. Mas ainda a visão da postagem original me parece a mais correta.

Fiquem à vontade se quiserem me adicionar no facebook:

https://www.facebook.com/dpacheco911