EU SOU INVENCÍVEL E ALGUMAS VERDADES SOBRE POLÍTICA

A política não tem o poder de alegrar todos aqueles que a ela se dedicam. A política precisa de derrotados de um lado e de vencedores do outro. Muitos vivem e morrem, mas nunca alcançam a vitória. Outros lutam muito para vencer. Na política, quando muitos estão alegres, outros estão necessariamente tristes. É assim que deve ser. É assim que é. É assim que sempre vai ser.

A vida política é sempre agitada, seja para os vencedores, seja para os perdedores. Se, hoje, você está alegre por causa da política, prepare-se para ficar triste, porque a hora da sua tristeza vai chegar. Não é um desejo meu, mas uma verdade. É algo inevitável. Veja, por exemplo, os vereadores que não foram reeleitos em Pastos Bons em 2020. Mas, se você está triste por causa da política, pode ser que, algum dia, você se alegre por causa dela também.

Somente a sabedoria, que é loucura para este mundo, pode proporcionar paz e felicidade verdadeiras e duradouras para todos que a ela se dedicam. Eu escolhi a sabedoria, que não tem nenhum problema em ser vista como tolice e loucura. Ela não necessita do reconhecimento popular, mas não despreza seus admiradores. A sabedoria é grata e doce. Mas jamais estarei sozinho nessa loucura e tolice. Estou com outros tolos e loucos. Vou citar apenas um neste texto. Ele foi escravo, tornou-se filósofo e homem livre, no sentido físico e interior. Ele, Epicteto, disse: "Quem quer que deseje ser livre, nem queira, nem evite o que depende de outros. Senão, necessariamente, será escravo". Para esse sábio filósofo, a minha liberdade e a minha felicidade se encontram no que depende apenas de mim mesmo, porque, se eu, por exemplo, esperar algo de outra pessoa, poderei ficar dependente dessa pessoa, e talvez ela não me dê o que eu desejo, e, se ela não me der o que eu desejo, dependendo do meu nível de dependência emocional, poderei até me matar. Muitas pessoas se suicidam após o fim de um relacionamento ou por outra frustração, seja na política ou em qualquer outro aspecto da vida. Quem vive conforme a filosofia de Epicteto jamais se frustrará, porque não espera nada de ninguém. Epicteto me convida a esperar o bem ou o mal apenas de mim mesmo.

Epicteto disse: "Se queres progredir, conforma-te a ser visto como insensato e tolo quanto às coisas externas". Ele afirmou: "Você pode ser invencível, se nunca entrar numa batalha onde a vitória não está sob o seu poder". Portanto, eu sou invencível, porque não entro numa luta cuja vitória não dependa de mim. Mas cada pessoa deve se dedicar ao que ama, pois, como disse Epicteto, "basta que cada um cumpra a ação que lhe é própria". Epicteto afirmou: "É preciso que assumas ou a arte acerca das coisas interiores ou acerca das exteriores. Isto é: que assumas ou o posto de filósofo ou o de homem comum".

Quem se dedica à política, seja como político, seja como defensor de alguém, está sempre ansioso. Quem está no poder tem medo de perdê-lo, e é certo que vai perdê-lo, ou sair do cargo no qual se encontra, pois tudo passa. Quem perdeu uma luta está sempre sonhando com o futuro, ansioso por uma vitória que pode acontecer ou nunca acontecer. Ambas as partes vivem sempre no futuro e desperdiçam o momento presente.

Eu sou invencível. Ninguém pode me vencer. Eu nunca derrotarei ninguém. Eu nunca perderei para ninguém. Na verdade, eu sou um vencedor, pois estou vivo, com saúde, trabalho, moradia, paz autêntica, felicidade verdadeira e amo a sabedoria. Mas a política, no mundo em que vivemos, é necessária. Eu escolhi e escolho ficar fora da política. Quem ama a política deve ser fiel a ela.

Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na tarde do dia 16 de novembro de 2020, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 16/11/2020
Código do texto: T7113010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.