E se Deleuze Fosse um Rockstar?

Diálogos entre a Esquizoanálise e a filosofia do Rock Industrial.

Universidade de Pernambuco

Curso de Psicologia

Cadeira de Introdução à Esquizoanálise

Texto Sintético por Raul Brasil.

É preciso fazer psicologia como se faz arte. E assim sendo, clinicar como Marina Abramovich clinicaria: visceralmente. Os psicólogos diante do divã são lúcidos, lúcidos até demais. É necessário uma clínica onde sejam loucos os psicólogos e esquizofrênicos seus pacientes.

(Citação própria)

I. E se Deleuze Fosse um Rockstar?

A maior fatalidade da história da filosofia não é o fato de que a biblioteca de Alexandria foi incendiada, não é o fato de que a igreja católica perseguiu pensadores e tampouco o fato de termos perdido boa parte dos escritos de Platão e Aristóteles. A maior fatalidade da história de toda a filosofia ocidental é o fato de Deleuze e Guattari nunca terem montado uma banda de Rock.

O que? Parece piada? Eu estou falando sério. Mais sério do que nunca.

Às vezes me pego divagando sobre isso: imagine se Deleuze fosse um rockstar?! Como seriam suas músicas? A entonação de sua voz? Como seriam seus shows? Suas performances, suas letras, suas entrevistas, os feats com outros artistas, as turnês… eu juro, isso tanto se passa pela minha cabeça que chego quase a escutar a ressonância dessa banda-em-potencial.

“Deleuze e os Esquizofrênicos”, “Deleuze e os Rizomáticos”, “Deleuze e os Ritornellos”, “Deleuze e os Platôs”. Quantos nomes interessantíssimos não poderiam ter essa banda? Muitos de fato. Mas o nome que vou escolher para essa banda-em-potencial que estou considerando será “Deleuze & os Órgãos”.

Se eu fosse encaixar Deleuze & os Órgãos em um dos muitos tipos de rock, sem dúvida o colocaria no rock industrial. Deleuze é marcadamente industrial, sua filosofia é industrialista e não existe possibilidade de encaixar Deleuze e os Órgãos em qualquer outro tipo de rock. E por quê? Ora, a filosofia deleuzeana e a filosofia industrialista são consonantes em tantos aspectos que me assusta — digo sinceramente — Deleuze não ter sido o maior fã de Throbbing Gristle da face da terra.

Ora, Quem foram os Throbbing Gristle?

Throbbing Gristle foram os pioneiros da música industrial, explorando temas como a morte, mutilação, fascismo e a degradação em meio a uma cacofonia de estrondoso ruído mecânico, laços de fita, melodias anti-extremista e batidas de concussão, o terrorismo cultural do grupo - "Wreckers of Civilization" (sabotadores da civilização), um tablóide criado por deles - levantou as estacas de confronto artístico a um novo patamar, a luta contra todas as noções de comercialidade e bom gosto com um fervor maníaco. (CELEBREZZE, Cat. 2018)

O rock industrial é uma crítica ferrenha, visceral, alucinada e esquizofrênica do capitalismo e da cultura industrial. Pensam os industrialistas, da mesma maneira que pensa Deleuze: “precisamos destruir toda essa merda, arrancar esses órgãos cancerosos”. A filosofia por trás da estética do rock industrial traz consigo toda uma necessidade e implicabilidade ética de quebrar com os padrões hegemônicos de música, de beleza, de sexualidade, de política e de performance.

A questão aqui é a seguinte: nada disso funciona. Tudo isso compõe uma grande máquina fascista, capitalismo normativo, burocrático, normalizante. É contra isso que lutam os industriais: contra os processos de subjetivação e de decalcomania, contra as formas mutiladas e apoucadas de ser e de existir, contra o corpo, contra os órgãos.

II. O Primeiro Álbum de Deleuze & os Órgãos.

Foucault certa vez disse: “o século XX foi uma época marcadamente deleuziana” ou algo do tipo. Deleuze & os Órgãos(D&O a partir de agora) seriam uma banda que revolucionaria o século XX molar e molecularmente. O primeiro álbum da banda de 2 vocalistas seria chamado “Para Acabar com o Juízo de Deus”, o nome é inspirado em outro grande rockstar, que muito influenciou na música de Deleuze & Guattari, esse rockstar é o lendário Antonin Artaud, um dos pioneiros desse rock-filosófico do qual estamos falando aqui.

O Juízo de Deus em Artaud(ou Pré-Individual em Simondon) são as linhas e as segmentaridades presentes na máquina social-capitalistica, estas, por sua vez, antecedem o próprio indivíduo. Aqui temos uma ontoética: “antes do ser, há a política”. A política(o Juízo de Deus), portanto, é a conjugação determinante sobre formas de ser, sentir e agir dos indivíduos. Assim sendo determina suas subjetividades, suas sensibilidades e suas organizações

O organismo já é isto, o juízo de Deus, do qual os médicos se aproveitam e tiram seu poder. O organismo não é o corpo, o CsO, mas um estrato sobre o CsO, quer dizer, um fenômeno de acumulação, de coagulação, de sedimentação que lhe impõe formas, funções, ligações, organizações dominantes e hierarquizadas, transcendências organizadas para extrair um trabalho útil.

(DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, 1999, p. 19.)

O sujeito é lançado ao mundo nu, nasce como um corpo-sem-órgãos, plano de imanência pleno, e sobre esse CsO é que a máquina capitalistica(ou máquina industrialistica) deseja construir seu indivíduo-produtor, sujeito sujeitado. É impondo-lhe o uso arbitrário de determinados órgãos que a máquina industrialistica consegue produzir subjetividade da mesma maneira que produz pasta de dentes: em massa. Sujeitos homogeneizados, idênticos, com os mesmos corpos e os mesmos rostos.

Isso se dá através de processos de captura, mutilação e decalcomania, onde a força produtiva do desejo é capturada e direcionada, os agenciamentos são limitados e a potência de ser do indivíduo é logaritmizada. O Juízo de Deus são as normas, as regras e as formas nas quais os indivíduos devem sujeitar-se para integrarem-se na sociedade capitalística, isso tem a ver com bio-poder, com controle, com buracos negros. O poder(que sempre deseja a si mesmo) quer ter sobre sua órbita gravitacional tudo quanto lhe for possível, e para sujeitar tudo que o circunda ele cria processos subjetivantes de normatização e docilização, o buraco negro desses processos de poder são tão intensos que nem mesmo a luz pode escapar disso.

No entanto, a esquizomúsica de D&O transmite uma mensagem muito clara: produza rizoma. É preciso fugir do cárcere, escapar do buraco negro, criar linhas de fuga, experimentar possibilidades de existência. É isso o que falam as músicas de D&O, é isso o que falam as músicas do Rock Industrial; Desindustrializar-se. E de que forma? Ora! Através da crueldade. É preciso produzir música como se produzem protestos: com revolta, com indignação, com linhas de fuga e necessidade — eu repito n-e-c-e-s-s-i-d-a-d-e — de mudança. A música industrial é extremamente politizada, é em si um grito de protesto, uma vociferação esquizofrênica do desejo. E o que fazer com esse desejo de cantar? O que fazer com esse desejo de protestar? Simples: Produzir(se). É preciso produzir formas de ser e de sentir que desafiem, que fujam, que escapem e que transbordem pelas brechas, fenômenos de borda, música molecular. É preciso uma ética do desejo, do devir, uma ética da fuga, para que a arte e a vida confundam-se em uma coisa só: algo que ainda não foi criado, mas que deve sê-lo. Revolução constante e intensa e em cada detalhe, música revolucionária: revolução molecular.

A crueldade aqui é artaudiana, encaro-a como imanência artística. Crueldade é visceralidade, devir e aliança entre os corpos. É preciso criar uma aliança plena entre o corpo e a vida, entre o desejo de revolução e a revolução em si e de si. Crueldade é performance, e portanto é preciso viver a vida performaticamente, para que a arte e a vida confundam-se, e unam-se, criem aliança.

É preciso crueldade para entrar em um devir-menor, em um devir que escapa, um devir de fuga, é preciso crueldade para pilotar uma máquina de guerra anti-capitalista. É assim que vivem os rockstars, é assim que vivem os industrialistas: com crueldade, a cruel e impiedosa arte de viver e de compor com a vida.

É preciso cantar com crueldade, gritar com crueldade e desejar com crueldade: portanto, cantores cruéis, é preciso os divãs, e passar a clinicar com um cutelo.

III. Deleuze e Marilyn Manson se Encontram no Bizarre Festival de 1997.

Nascido Brian Hugh Warner, Marilyn Manson tem sido um dos mais polêmicos artistas do cenário do rock desde o início de sua carreira musical. Agitador e subversivo, suas músicas são críticas cirúrgicas à sociedade capitalista e religiosa americana, de modo a não medir esforços para criticar a família, a igreja, o estado, as escolas e o governo. Ele reconhece seus inimigos e se caracteriza, para criticar o fundamentalismo religioso ele se veste de papa enquanto canta contra o conservadorismo na política, para criticar o fascismo da moda e do capital, veste um terno e sobe em um palanque, performatizando um político com ideais neofascistas, para criticar a industria cultural, se veste como um Mickey macabro e satiriza Walt Disney.

Não demorou muito para tornar-se um ícone no cenário industrial, tornando-se um dos maiores músicos dos gêneros do rock e do metal industrial, além de ser o pioneiro no conceito do Shock-Rock, um rock crítico-artístico-performático que tem o único intuito de chocar, assustar e tumultuar as pessoas e seus padrões sociais.

D&O sem dúvidas se inspirariam em Marilyn Manson para escrever algumas músicas, ou quem sabe, mais possivelmente o contrário. As semelhanças são notórias: há aqui um sentimento de protesto, de rebeldia e de insubmissão aos processos de captura da lógica capitalística, ambos criticam as mesmas coisas, apenas de maneiras diferentes. Suas músicas, ou melhor, suas esquizomúsicas têm o mesmo interesse: chocar, desterritorializar, denunciar e decodificar. A Diferença está em destaque em ambos os artistas. Ambos compartilham de uma mesma micro-percepção, capaz de ver as segmentaridades e os atravessamentos lineares determinantes nas composições de singularidade, da mesma forma, são capazes de ver o caráter adoecedor e suicidário dessas tessituras e, em detrimento disso, oferecem uma possibilidade de insurreição capaz de mudar a realidade.

Poucas pessoas conseguiram produzir para si um corpo-sem-órgãos como Marilyn Manson assim o fez. O Brian Hugh Warner, estudante, católico, branco, classe média e temente a Deus percebeu as linhas duras que o atravessavam como flechas, realizando cortes. Percebeu os órgãos que o organismo impôs a ele, reconheceu o poder disso e procurou criar algo completamente novo e inimaginável a partir disso. Seus traumas de escola, sua crítica filosófica à religião e ao capitalismo, conjuntamente com sua paixão por Kiss, Alice Cooper e Nine Inch Nails aliaram-se em um enorme rizoma multi-dimensional, com novos agenciamentos e possibilidades de criação. Foi desses devires, Devir-Kiss, Devir-Alice e, sobretudo, Devir-Insubmisso e Devir-Animalesco que surgiu a persona Marilyn Manson, uma linha molecular que Brian criou para si, uma máquina de guerra que procurava romper com as linhas duras. Mas isso não foi suficiente, coabitavam num mesmo plano de imanência duas criaturas que não se entendiam: Brian e Manson entraram em crise, em cisão, chocaram-se as linhas duras e de fuga. Era preciso uma desterritorialização ainda mais cruel, era preciso clinicar com um cutelo. E assim Manson o fez: com um cutelo raspou seus órgãos, raspou a família, raspou a escola, a estética, raspou Deus, a igreja, raspou o homem, o hétero e criou algo total e inteiramente novo, que não fazia oposição ou contraste, fazia protesto, fazia uma política paralela e transversal, fazia arte. Ao se assumir como seu corpo-sem-órgãos Brian não só criou algo novo como também retomou algo muito antes esquecido, o indivíduo é dado corpo-sem-órgãos e só então os órgãos são organizados, “Eu sempre fui Marilyn Manson” diz em entrevistas. Nós sempre fomos corpos-sem-órgãos, mas perdemos a potência de guerra, o nomadismo do bárbaro da estepe. Produzir um corpo-sem-órgãos é fazer algo que ninguém nunca antes fez: tornar-se a si mesmo.

Marilyn Manson é assim, um CsO. É personagem conceitual e também indivíduo em si mesmo, é uma forma performática de produzir a vida, uma forma processual de auto-produção. Marilyn Manson foi uma série de experimentações, uma série de muitos “isso funciona” que atingiram o inefável e produziram uma máquina de guerra não só política, mas também ética e artística.

Não devemos ser como Marilyn Manson, cantar como ele, compôr como ele ou performatizar como ele, nem tampouco devemos ser como Deleuze. Não devemos seguir modelos, mas podemos experimentá-los, ou experimentar à sua maneira. É preciso uma ruptura da captura, uma fuga intempestiva, uma criação inesperada. É preciso experimentar a vida à maneira de Marilyn Manson. É preciso viver com crueldade, pensar com as vísceras, clinicar com um cutelo. É preciso ir mais longe.

Seria preciso dizer: vamos mais longe, não encontramos ainda nosso CsO, não desfizemos ainda suficientemente nosso eu. Substituir a anamnese pelo esquecimento, a interpretação pela experimentação. Encontre seu corpo sem órgãos, saiba fazê-lo, é uma questão de vida ou de morte, de juventude e de velhice, de tristeza e de alegria. É aí que tudo se decide.

(DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, 1999, p. 10.)

Bibliografia

CELEBREZZE, Cat. The Engines of Industrial. Perfect Sound Forever. 2018. Disponível em: <http://www.furious.com/perfect/coseyfannitutti.html>. Acesso em: 2 de nov. de 2020.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 3, Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.