A INfelicidade é ensinada e aprendida

Osho disse: "A infelicidade necessita de um pequeno treinamento; é necessário um pouco de eficiência para criar infelicidade... A criança vive no paraíso porque não sabe como criar a infelicidade. Ela confia na vida; desfruta de todas as pequenas coisas".

Eu, Domingos Ivan Barbosa, digo: A infelicidade é criada e ensinada pelos adultos. A infelicidade é ensinada e aprendida. As pessoas ensinam inconscientemente a péssima arte de ser infeliz. A sociedade é uma fábrica da infelicidade. A depressão é criação dos adultos, é uma criação social. A maioria dos adultos é uma péssima influência para as crianças.

Eu tenho compaixão. Os adultos vivem como robôs. Eles não aprendem nem a arte de ser feliz. Um filósofo brasileiro chamado Mário Sergio Cortella afirma que a felicidade é coisa passageira, momentânea. Isso mostra que até o filósofo mais famoso do Brasil é um ignorante quando o assunto é felicidade. Ele não aprendeu nada com Sócrates, Epicuro, Epicteto, Buda ou Aristóteles sobre felicidade. Sócrates, Epicuro, Epicteto, Buda e Aristóteles são doutores na arte da felicidade. Mário Sergio Cortella poderia aprender com Thich Nhat Hanh, um monge budista e mestre Zen atual, vivo. Um dos livros de Thich Nhat Hanh é "A Arte de Viver". Mas é preciso colocá-lo em prática. Se o filósofo mais admirado do Brasil (não por mim) é um ignorante sobre felicidade, imagine a situação da sociedade brasileira: é um inferno. Mas a infelicidade dá lucro. Como? Esse assunto duraria pelo menos meia hora de explicação. A infelicidade faz muito bem ao capitalismo.

Eu sou profundamente grato ao meu Criador pelo privilégio de conhecer todos os mecanismos de criação de uma vida infeliz. A sociedade não me pega mais. Eu sou profundamente grato ao meu Criador pelo privilégio de conhecer a arte de ser feliz. Deus enviou pessoas ao mundo e lhes deu a oportunidade de se tornarem sábias, e essas pessoas são presentes de Deus para muitos seres humanos, inclusive para mim. Osho, por exemplo, é um marco na minha vida.

Como ser feliz? É preciso voltar a ser criança. Isso é muito difícil, pois os adultos não abandonam o ego, que é uma criação da sociedade.

Criança não tem ego. São os adultos que dão um ego para a criança. Os adultos não aceitam a criança como ela é. Eles sempre dizem que a criança deve se tornar alguém, deve ser alguém. A criança cresce, então, acreditando que ela não é alguém. Mas cada adulto diz uma coisa diferente para cada criança. A criança fica confusa, sem saber qual caminho seguir. Os adultos não sabem o que dizem, mas acreditam saber. São os "tolos complexos", na linguagem de Osho.

Os adultos estragam as crianças. Se uma pessoa nasce numa família muçulmana, os pais a obrigam a ser muçulmana. Se nasce numa família católica, os pais a obrigam a ser católica. Se nasce numa família evangélica, os pais a obrigam a ser evangélica. Se nascesse um intocável, seria para sempre amaldiçoado, um intocável.

A infelicidade é coisa dos adultos. São estes que colocam a ambição, o ciúme e a inveja nas crianças. São os adultos que ensinam o ódio, o rancor, a vingança, a prepotência, a violência. Nenhuma criança nasce violenta. Nenhuma criança nasce má. A maldade é ensinada e aprendida.

Nenhuma criança nasce com desejo de fama, riqueza, luxo ou poder. Tudo isso é ensinado pelos adultos. Nenhuma criança nasce preocupada com a opinião negativa ou positiva de ninguém sobre ela. Nenhuma criança nasce preocupada com o que passou, nem com o amanhã. Nenhuma criança nasce com preocupação alguma. Tudo o que é ruim é ensinado pelos adultos. Tudo o que cada pessoa precisa ser já nasce com ela. Mas os adultos não ensinam a criança a buscar o que é bom dentro dela mesma. Os adultos dizem que o que é bom está fora. Como a pessoa vai se amar assim? Quem olha para o interior da pessoa? Quem escuta o coração? Quem ama o coração? Quem enxerga o ser da pessoa?

Quem ensina as pessoas a buscarem Deus dentro de si mesmas? Os pastores e padres precisam que você acredite que é nas igrejas que você vai encontrar Deus. Que deus é esse?! Que deus é esse de fim ou início de semana?! Se você quer se encontrar mais com esse deus, os padres e pastores fazem você acreditar que você deve ir mais vezes à igreja. Você acaba se esquecendo de que "o Reino de Deus está próximo de você". Os padres e pastores fazem você acreditar que essa proximidade é no tempo, que Jesus está voltando. Mas era Jesus quem dizia que "o Reino de Deus está próximo", ou seja, dentro de você.

As igrejas não existirão (não vão existir) se você acreditar que Deus habita em você. Você acaba se esquecendo de que você é "templo do Espírito Santo", onde você estiver, o Espirito Santo (Deus) estará. Você nem vê que Paulo disse que "Deus, o Criador do Universo, do ser humano e de tudo o que existe não habita templos feitos pelos humanos". Você acaba se esquecendo de uma conversa de Jesus com uma mulher, em que Ele diz que "Deus é Espírito, e é em espírito e verdade que Deus quer ser adorado". Você acaba se esquecendo de que Jesus afirma que "os verdadeiros adoradores adoram e devem adorar a Deus em espírito e verdade". Você acaba se esquecendo de que Jesus nos diz o que pedir: está no Pai-Nosso. Jesus nos diz que não nos preocupemos com o amanhã, mas vivamos o hoje, sejamos felizes hoje. Você acaba se esquecendo de que Jesus nos diz onde orar a Deus. Os adultos sabichões (os que entendem mais sobre Deus, os privilegiados, os que conversam com Deus, os intermediários entre Deus e você) ensinam de tal forma que você nem vê, nem pensa. É o ensino da infelicidade.

Na verdade, todos os adultos são obras dos outros adultos. São adultos inconscientes formando adultos inconscientes. E não importa o nível de escolaridade dos adultos. As escolas e universidades ensinam muitas coisas inúteis. Isso é reproduzido e vai continuar sendo reproduzido.

A infelicidade é ensinada pelas igrejas. As igrejas ensinam você a ser infeliz aqui para ser feliz no céu, que ninguém sabe como é. Os muçulmanos dizem que, no céu, há mulheres virgens esperando pelos fiéis.

Será que Deus deseja a sua infelicidade aqui na Terra? Qual é o pai amoroso que deseja a infelicidade dos filhos? Os padres e pastores de hoje são vítimas dos padres e pastores que lhes formaram, que também foram vítimas dos anteriores. É uma reprodução de uma vida inconsciente, autômata, automática, vida de robô. Os mortos dominam os vivos.

Voltar a ser criança é abandonar o ego. O que é o ego? O ego é formado pelas opiniões das pessoas a seu respeito, sejam positivas ou negativas. O desejo de riqueza, poder, fama, luxo, sucesso, tudo isso é coisa do ego. É o ego que se sente superior ou inferior. Todas as guerras e conflitos são causados pelo ego. O ego ilude. É o ego que busca a aprovação das pessoas. É o ego que despreza o próprio corpo. É o ego que se preocupa com beleza ou feiura.

O ego precisa da multidão, dos aplausos. O meu ego amava os aplausos após um discurso político; amava os elogios na Igreja, na escola, na sociedade. Mas eu me lembro de que, antes da criação do meu ego, os elogios me eram desnecessários. Hoje, eu rejeito os elogios, pois é o ego que precisa de elogios, e eu não preciso de ego. Na verdade, o ego é uma máscara, é o carrasco do homem.

Muitas pessoas não suportam perder o ego. É o ego que leva o ser humano ao suicídio. Quanto maior o ego, maior a infelicidade. É o ego que entra em depressão. Se alguém está deprimido, o ego dessa pessoa é muito grande. Quanto maior o ego, maior o perigo para si mesmo e para os outros. Quanto menor o ego, mais simples e humilde a pessoa é, muito mais feliz.

É o ego que fere e se sente ferido. É ele que ofende e se sente ofendido. É o ego que se estressa e entra em depressão. É o ego que fica com raiva, ódio, rancor, ressentimento. É ele que fofoca, fala mal da vida alheia, persegue, mente, tortura, mata o seu possuidor e outras pessoas. É o ego que busca ser importante. O ego nunca está satisfeito, ele sempre quer mais. Ele nunca vê que você é importante sendo apenas você. É o ego quem diz: "Veja só quem fala!". É o ego quem se considera mais importante ou menos importante do que outrem. É ele que tem preconceito, racismo, que discrimina. É o ego que julga, condena e não perdoa. O ego não assume que erra. É o ego que despreza, que evita o diálogo. É o ego que faz a pessoa ser infeliz. É ele que tem inveja e ciúme. O ego é ensinado e aprendido. Se tirarem o seu ego, o que vai ficar? Você! A sua felicidade!

Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na manhã do dia 12 de outubro de 2020, por Domingos Ivan Barbosa.

P.S.: É o ego que pergunta: "Quem é Domingos Ivan?"; "quem ele pensa que é?"; "onde ele estudou?". É o ego que olha para a cor da minha pele, os meus dentes, as minhas roupas, a minha casa, a minha condição financeira, se eu tenho carro ou não. Os egos me incentivam a comprar um carro, porque os egos precisam mostrar para os demais egos que têm carro. Quanto maior o ego, maior a dívida, mais caro o carro. O ego é idiota. Somente o ego é idiota. Mas, se eu não deixar o ego atuar em mim, eu não vou me importar com o que pensam ou dizem os egos.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 12/10/2020
Reeditado em 12/10/2020
Código do texto: T7085461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.