A vida, o ser humano, a escuridão, as ilusões e correntes, o Criador, o Jardim do Éden e eu

Existe algo que, quanto mais um ser humano conquista, muito mais percebe a escuridão em que a humanidade se encontra e mais compaixão da humanidade esse ser humano conquista.

Há pessoas que ficam estagnadas, acorrentadas, obstruídas, embaraçadas, perdidas na vida. Quem se fecha para a aprendizagem está morto, ainda que seu corpo esteja vivo.

Tudo é muito simples. A vida é simples, mas criamos complicações e explicações para o que não precisa de explicação. O processo de obscurecimento é tão grande e atrai tanto, que precisamos de livros que nos ajudem a ver, sentir e viver o que é real, simples e verdadeiro.

A vida tem sido extremamente generosa comigo. Eu nunca imaginei que, algum dia, eu conseguisse sentir o que sinto hoje e ser livre tanto quanto o sou hoje. A liberdade não é algo estanque. A liberdade é como um rio, sempre fluindo. A liberdade é algo que clama por um constante desabrochar.

Ah... como eu gostaria de que as pessoas quebrassem suas correntes! Há tantas ilusões, tantas tolices, tantas prisões invisíveis: prisões do ser. Muitas pessoas passam a vida dormindo. Elas nunca vão acordar. Como diz Osho, "enquanto você achar que não está dormindo, você nunca vai acordar".

É possível transformar a própria vida. Mas ninguém tranforma a própria vida se não enfrentar o medo, o desconhecido. Muitas pessoas não sabem como sair da escuridão, da escravidão. A consciência coletiva é muito influente. Ha quem prefira viver e morrer infeliz, porque a sua infelicidade é conhecida, não oferece risco, é segura. Mas nada na vida é seguro. A vida é insegurança, impermanência. Sinto compaixão. A humanidade precisa de compaixão.

As crenças paralisam. Por quê? Porque a pessoa cheia de crenças já parou de buscar, ainda que suas crenças não tenham melhorado a sua vida. Para que serve o que não faz uma pessoa feliz? Qualquer coisa que não ajuda uma pessoa a ser feliz é falsa. Tudo o que ajuda alguém a ser feliz, a celebrar a vida, isso é verdadeiro. Atenção: Quando eu falo sobre crenças, eu me refiro tanto a crenças religiosas quanto políticas. Eu me refiro a todas as crenças: um conjunto de verdades que impedem as pessoas de buscar, desaprender e aprender por si mesmas.

Eu era escravo, e não sabia. Eu era mendigo, e não sabia. Eu era miserável, e não sabia. Eu vivia dormindo, e não sabia. O meu Criador sempre esteve comigo, e eu não enxergava. Ele me dava muitos sinais, até quebrava a minha motocicleta em momentos inesperados, e eu não enxergava. Sócrates via mais do que eu: ele desistia de fazer algo quando Deus falava no seu interior. O deus-ideia-conceito-crença-dogma não existe. Deus é energia, luz, vida, experiência, consciência. O Criador está dentro do homem e em todo lugar. Tente sentir Deus. Tente perceber Deus. Ele não é discurso. Os padres e pastores não sabem nada sobre Deus. Tudo o que eles têm foi emprestado. Eles não sabem falar sobre Deus baseados na própria experiência, baseados na sua interioridade. Tudo o que eles dizem tem que estar de acordo com o que foi determinado por suas igrejas.

O Criador atua na vida do homem. Há muitas coisas que não se dizem. Cada pessoa tem que viver, mas muitas nunca verão nem sentirão. São mistérios da vida que a lógica filosófica não explica, nem precisa explicar. É preciso despir-se. É preciso ficar nu. É preciso desaprender. É preciso voltar a ser criança para ver, sentir, viver.

Eu não imaginava que eu fosse me sentir no paraíso aqui na Terra. Eu estou no Jardim do Éden. Mas os seres humanos estão destruindo o Jardim do Éden. Você nunca contemplou a beleza da Criação? Você não consegue ver o paraíso de onde você está? Se você não consegue, eu lamento por você. A vida é uma maravilha. O Criador me colocou no Jardim do Éden. É no Jardim do Éden que estou.

Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, no dia 6 (seis) de outubro de 2020, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 06/10/2020
Código do texto: T7080955
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.