Cognosce te ipsum

Uma pessoa que pensa conhecer os outros, mas não conhece nem a si mesma, está sendo precipitada.

Muitas pessoas viajam pelo mundo inteiro, conhecem vários países, culturas, civilizações, gastronomia etc., mas nunca viajam para dentro de seu próprio mundo íntimo. Isso não as impede de pensarem que conhecem seu semelhante.

Não adianta estudar toda a Anatomia de Gray (Grey's Anathomy), e não conhecer-se por dentro, pelo íntimo, a alma (psiquê).

Tenho uma amiga a quem eu fui corrigir algo que chamei de inadequado no comportamento virtual dela; respondeu-me que eu só conhecia o mundo entre Aracati e Juazeiro do Norte, cerca de 474 km. Apesar disso não ser totalmente verdadeiro (conheço um pouco mais do Ceará e do Nordeste) eu fiquei calado. O ponto em questão neste parágrafo é o seguinte: a minha melhor amiga pensa que é muito importante conhecer este planeta (não digo mundo, pois mundo é o Cosmos, o Universo). Não contesto isso, mas digo o seguinte: para conhecer-se a si mesmo (cognosce te ipsum = conhece-te a ti mesmo), é necessário fazer o que fez Jesus de Nazareh: Viajar bastante para o mundo de dentro.

Como diz Antônio Marcos na música "Homem de Nazaré", "[Jesus] não saiu jamais muito longe de sua cidade, não cursou nenhuma faculdade, mas na vida Ele foi doutor. Ele modificou o mundo inteiro; Ele revolucionou o mundo inteiro".

Quantas vezes Cristo subiu ao Horto das Oliveiras para orar, conhecer melhor seu Pai (que está dentro dEle e de cada um de nós). Ele orava e vigiava constantemente. Ensinou-nos que certos tipos demônios (daimons) só são expulsos com jejum e oração. Mas ele nunca disse que para ser feliz precisávamos viajar pela Terra, conhecer novos países, falar muitas línguas... O "pobre" filho dos simples camponeses José e Maria foi o homem mais feliz da face da Terra só em ter consciência da presença do Pai, da Divindade em seu mais profundo ser.

Portanto, minhas amigas e meus amigos do RL, vamos fazer como nos ensina o Pe. Zezinho SCJ: "Amar como Jesus amou; sonhar como Jesus sonhou; pensar como Jesus pensou; viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia; sorrir como Jesus sorria; e ao chegar o fim do dia, eu sei que dormiria muito mais feliz.

Um grande abraço fraternal a todas e todos o que fazem este maravilhoso Recanto. Que Jesus, o Cristo, nos proteja.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 23/09/2020
Código do texto: T7070184
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.