O reconhecimento de sua dignidade

No livro "Contentamento: o segredo para a felicidade plena e duradoura", de Sua Santidade o Dalai Lama e do Arcebispo anglicano Desmond Tutu, com Douglas Abrams, o cristão sul-africano, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, lutador contra o apartheid, um ser humano admirável, afirma: "Quando você percebe que somos todos filhos de Deus e que temos um valor igual e intrínseco, não precisamos nos sentir melhores nem piores do que ninguém".

Valor intrínseco é o que está dentro de cada pessoa. Portanto, não se preocupe com quem se sente melhor do que você, ou superior a você. Quem se considera melhor ou pior, superior ou inferior, ainda não conhece a si mesmo.

O ser humano que encarna essa verdade eterna e irrefutável, a partir do momento em que essa consciência se enraíza nele, não se curva mais diante de nenhum ser humano, não bajula, não fica triste por não ter sido amado por quem desejava ser amado, nunca mais será a pessoa que foi. Apagam-se todos os arrependimentos, pois ocorreu a compreensão de todo o passado e o resultado do que passou foi, é e será bom. A partir desse momento, a vida desse ser humano se transforma em um louvor e agradecimento ao Criador. A sua alma se transforma na mais bela dança e na mais bela canção. A vida e ele ficam leves. A sua vida se torna bem-aventurada. Esse ser humano não julga e não condena mais ninguém. A sua interioridade se transforma em uma fonte perene de amor. A liberdade estabelece a sua morada e continuará se ampliando e se aprofundando nesse ser humano. Tudo isso ocorreu e ocorre porque ocorreu e corre o reconhecimento de sua dignidade. Para todo lugar que ele olha, ele enxerga uma pessoa digna de amor eterno. O amor é uma capacidade que o ser humano desenvolve dentro de si mesmo. O amor é uma escolha. O que eu via e vejo nos livros dos sábios eu confirmei e confirmo com a minha própria vida.

Sou e sempre serei grato ao meu Criador! Viva a dignidade!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 23/08/2020
Reeditado em 23/08/2020
Código do texto: T7043957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.