Humanismo Latino em meio à Globalização

Tema: Filosofia, Globalização, Latinidade

A globalização compreende também uma visível uniformização nas áreas da política e economia. Ela é caracterizada pelo avanço das ciências e da tecnologia, indubitavelmente estes dois fatores são agentes benéficos da humanidade, mas, acentuam a abissal diferença entre “os mais ricos e os mais pobres”. Como problemática visível da globalização, têm-se a padronização cultural, e todas as suas implicações de caráter antropológico. Onde as especificidades culturais multifacetadas dos povos, tendem a serem uniformes, perdendo de forma gradativa a identidade, solapada pela cultura das massas, em muitos casos descartável e importada.

Na contemporaneidade o homem vive em meio a crises locais e globais. As problemáticas enfrentadas vão desde às crises; ecológica, diferenças sociais entre povos, o público, o privado, transformações na família, sociedade, estado, democracia versus tirania, racismo, fundamentalismo, apenas para citar-se algumas relevantes. Estes aspectos elencados, exigem uma ação humana sensível e objetiva, visando centrar o homem no seu lugar ante ao Universo.

Na centralidade destas “crises” supracitadas, indubitavelmente está o humanismo latino; de forma íntima relacionado às sociedades tradicionais que com ele identificam-se. O humanismo latino, deve tornar-se objeto de reflexão e mobilização, no que tange às suas características éticas e culturais, ensejando ser um contributo relevante para a humanidade, em tempos de globalização.

O conceito de humanismo associa-se a concepção do humano, na centralidade da vida, das relações de comunicação, entre indivíduos e sociedade. O humanismo não trata o ser humano apenas como um ser, mas como entidade moral, ética e histórica, cingida numa esfera cultural.

Entretanto o ser humano está no mundo, e além do mais está inserido em uma realidade circunstancial que é econômica, social e histórica. Em se tratando especificamente do caso analisado aqui; trata-se do modo latino do ser humano.

Elencamos características que são inerentes ao humanismo latino tida em conta como de grande relevância, tais como: família, religião, língua materna, e bem como traços importantes de cunho sócio-culturais, a cordialidade e hospitalidade. O humanismo latino, é centrado e fundamentado em diretrizes filosóficas e tradicionais, bem como na questão organizacional, na vertente originária greco-latina. O humanismo latino enseja propor um programa doutrinário, que seja capaz de dirigir e procurar interpretar práticas dos homens de origem latina, na qual enseja ser um contributo para melhorar a convivência e de integração dos seres humanos de diferentes culturas. É impreterível portanto superar as diferenças e reconhecer as crises, a fim de aceitar os diferentes tipos de humanismo.

O processo globalizatório é irreversível, dado ao franco desenvolvimento da ciência e tecnologia no que tange aos meios interativos e instantâneos de comunicação. O mercado deixou de ser local, para assumir uma esfera global, o mundo hoje, é uma aldeia só praticamente, tende-se a utilizar e massificar convenções padrões, como língua, costumes, etc. Em meio a todo este panorama social, econômico e cultural, o humanismo latino, surge como um farol que ilumina o horizonte, a fim de preservar a latinidade. É impreterível sim, reconhecer as diferenças culturais multifacetadas do mundo, sem no entanto, negar a sua própria cultura, dialogando transversalmente com o semelhante e o diferente.

(Fonte: Globalização e Humanismo Latino – Orgs. J. Paviani & A. Dal Ri Jr.)

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 19/08/2020
Código do texto: T7040700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.