Crítica

Bem-aventurado seja todo crítico, porque é dele o reino da objetividade.

Um crítico, “kritikós”, deve saber que crítica significa uma exposição analítica do objeto ou, simplificadamente, um exame pormenorizado de um determinado objeto sob o ponto de vista racional. Contudo, parece que muitos críticos desconhecem esse fato, por isso, geralmente, não têm êxito e tombam em contradições. Embora alguns críticos desfrutem de leituras filosóficas e optem por uma escola filosófica, creio que desconheçam o objeto da filosofia, isto é, o conceito: conjunto de características que individualiza um determinado ser, objeto, fenômeno etc. Assim, um conceito é causticamente forjado e consiste em uma hercúlea atividade de quem deseja filosofar, expressar pensamentos mediante desenhos racionais e lógicos.

Nesse sentido, a origem da palavra conceito repousa no latim “conceptus”, que vem do verbo “concipere” cujo significado é "conter completamente", "formar dentro de si", “em mente”, aquilo que é produzido pela capacidade de abstração, de elaborar ideias rigorosas. Diferentemente, mas não menos importante é a poesia que, segundo Jorge Luis Borges, "é a expressão da beleza através de palavras elaboradas e tecidas em conjunto”.

Mas voltemos às coisas mesmas como assevera Edmund Husserl.

Poesia é um termo português que tem sua matriz na palavra latina “poésis” que significa “criação”, e poeta é o criador de canções; fabricante, inventor; compositor de poemas, autor; um compositor de música; um autor de um discurso, mas nunca um filósofo. Poema é um canto, um discurso, uma criação rítmica que expressa sempre emoção.

A diferença básica do poeta para o filósofo é que este não tem a liberdade de usar as palavras conotativamente, soltas, leves e com implicações diversas, possibilitando que o leitor viaje no reino na imaginação. Mas isso não significa dizer que o poeta não sue na elaboração de um poema, muito pelo contrário, ele é um fazedor de palavras, um construtor de termos, um compositor de rimas encadeadas cujo fim não é elaborar um conceito, mas externar, com leveza, tudo o que cria no universo do seu espírito.

Ser poeta, creio eu, é fabricante de versos abençoados pelas Musas.