Heráclito! O obscuro; e a sua cosmologia

Tema: Ciência e Filosofia

Heráclito de Éfeso, muito provavelmente esteve em atividade num período aproximativo de 500 a.C.. Aspectos de sua vida são uma verdadeira incógnita e repousa na escuridão, informações posteriores de natureza biográfica são fictícias.

Sobreviveu da obra de Heráclito, aproximadamente cem fragmentos, consistindo numa série de sentenças filosóficas sem conexão racional entre ambas. O estilo da prosa das sentenças de Heráclito são estilizadas, compostas em linguagem comum, enunciados oraculares, tons poéticos, jogando com paradoxos e contornos provocadores.

Flerta-se com a hipótese de que Heráclito nem sempre objetivava uma ordenação clara e expositiva a respeito dos seus escritos, como logicamente apregoam as regras da linguagem. Os fragmentos textuais sobreviventes, atestam para uma grande frequência de exposições pouco claras; tendo tons oraculares e enigmáticos, ensejando submergir o leitor nas suas sentenças e provocar indubitavelmente uma estimulação a entrar em um jogo de esconde-esconde.

Quanto ao teor das sentenças de Heráclito, elas abordam temáticas diversas, que vão da política local (sua cidade natal Éfeso), até as questões da alma e da composição do cosmo. Denota-se repetidas vezes o tom polêmico do efésio nas suas colocações.

Heráclito caracteriza-se como um empirista, coloca a prática da investigação em primeiro lugar e exerce críticas à tradição e os mitos baseados na experiência comunal.

A cosmologia de Heráclito está coadunada com o restante do seu pensamento. Ele postulava um universo sempre existente, na qual inflamava-se e extinguia-se através de espaços. O cosmo de Heráclito era concebido como um fogo sempre vivo”, objetado não como um objeto estático, mas sim um processo, na qual as massas de terra, ar, mar e fogo celeste, nada mais são do que manifestações da “mudança do fogo” primevo.

Heráclito supunha que todo o universo está em fluxo, semelhantemente a um rio que fluí suas águas; e tudo está em constante mudança. A mudança é uma constante no pensamento de Heráclito, nada permanece igual, as manifestações do fogo primário, promovem o fluxo das coisas em todo o cosmo.

(Fonte: Primórdios da Filosofia Grega: Org. A.A. Long

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 31/07/2020
Reeditado em 31/07/2020
Código do texto: T7022136
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.