Tales de Mileto; e a gênese da cosmologia grega

Tema: Ciência e Filosofia

Tales foi o primeiro dos primeiros três cosmólogos de Mileto, na jônia. Tales esteve ativo em aproximadamente no século VI a.C., era considerado um homem universal na antiguidade; pois tinha grande conhecimento em engenharia, astronomia, matemática, além de estar engajado na política. Talvez por está razão não escreve praticamente nada, e um século depois da sua morte, já era considerado uma figura obscura. Seus conhecimentos matemáticos e geômetras, parecem debruçar-se em problemas práticos. No que concerne à astronomia, Tales ficou famoso por ter previsto um eclipse solar corretamente, muito embora pareça que deve ter realmente feito uma descrição racional do fenômeno, porém sem uma conexão clarificadora com as suas opiniões correlatas à cosmologia.

Aristóteles em uma passagem da Metafísica, expressa opiniões a respeito de Tales e sua cosmologia. O estagirita o coloca como um dos primeiros filósofos; e o seu pensamento centrava-se no aspecto de que os princípios formadores do cosmo em forma de matéria (hýle), fossem os formadores de tudo. Para Tales portanto o princípio básico e primevo de tudo é a água. Declara também que a Terra repousa sobre a água, é bem provável que Tales chegou à está conclusão, levando em conta o fato de que, a nutrição de todas as coisas é úmida, as sementes e a fonte da vida. Aplicando a sua capacidade dedutiva, inferiu que a água é o princípio de tudo, pois é fator preponderante para que as coisas fiquem úmidas; e a umidade gera a vida.

Tales investiga às causas primeiras do cosmo, e dentro deste contexto, assevera que nada mais nada menos que a água é a gênese de tudo, o princípio Alfa do Universo. Tales alegava; se analisarmos as suas asserções, que todas as coisas são feitas e geradas a partir da água, antecipando à teoria sobre à matéria. No que tange à estabilidade da Terra, Tales corrobora sua tese de que ela repousa sobre a água. Pois na cosmologia grega antiga, a aparente estabilidade da Terra era uma problemática recorrente, e Tales fornece uma resposta plausível para a questão; uma vez que tudo foi advindo da água, nada mais racional dentro do seu sistema de que a Terra repousasse na água.

Por final, mas não menos relevante, Aristóteles ainda coloca a respeito que o milésio Tales havia dito que tudo está cheio de deuses; conjectura-se na verdade que a significância desta colocação é de certo modo colocada como, tudo é animado.

(Fonte: Primórdios da Filosofia Grega – Org. A.A. Long)

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 30/07/2020
Código do texto: T7021536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.