QUAL É A DIFERENÇA ENTRE LIBERALISMO E LIBERTARIANISMO

(Liberalismo é uma alternativa ao socialismo e libertarianismo é a anarquia do capitalismo)

Podemos dizer que socialismo e capitalismo são grandes sistemas econômicos e políticos que antagonicamente produzem efeitos significativos em distintas correntes de pensamento. Desse ponto de vista, liberalismo e libertarianismo ainda que problematizem questões econômicas podem ser definidos pela conceitualização de ideologias políticas que possuem relativo distanciamento entre si e que derivam de um sistema maior e mais abrangente, o capitalismo. Percebemos, então, que, quando paramos para fazer esse tipo de reflexão não podemos ignorar o fato de que embora esses dois conceitos possam ser definidos como doutrinas de pensamento político e econômico, derivam do capitalismo ou no mínimo carecem das bases técnicas dele para se autoafirmarem.

LIBERALISMO: no âmbito político, o liberalismo surgiu com John Locke no século XVIII a partir de sua obra “Segundo tratado do governo civil”. Nesse livro está exposto um conjunto de pensamentos contrários a ideia de origem divina do poder conferido aos reis e defende a liberdade individual, a propriedade privada e a luta contra a tirania de governos. Assim, o liberalismo político se principiou com uma luta ideológica contra o absolutismo.

No âmbito econômico, as ideias que prosperaram foram as de Adam Smith ainda no século XVIII através do livro “A riqueza das nações” em que defendia a divisão do trabalho como forma de crescimento da produção e do mercado e a livre concorrência como meios de promoção das liberdades e individualidades dos sujeitos. Portanto, liberalismo surgiu como uma oposição ao absolutismo e ao mercantilismo.

A partir do século XX, muitos economistas buscaram retomar diversas ideias desse liberalismo intensificando a reflexão de que o estado não deve interferir na economia, tão somente garantir e proteger o direito à propriedade privada e a livre concorrência individual. Por conta do período histórico esses economistas foram classificados como neoliberais.

LIBERTARIANISMO: ideologia política de fundo econômico surgida com as bases estabelecidas pelo capitalismo, inclusive com as ideias do liberalismo econômico e político. Os principais autores são: Ludwig Von Mises, Friedrich Hayek, James Buchanan, Milton Friedman, Murray Rothbard, entre outros. Trata-se simplesmente de uma visão mais radical do liberalismo, conforme a observância de divergências pontuais. Nesse sentido, da mesma forma que o comunismo busca estabelecer novos paradigmas com relação ao socialismo, o libertarianismo busca romper com o liberalismo. O pano de fundo dessa ideologia sempre será o capitalismo.

DISTINÇÕES: devemos começar pela nomenclatura: quem defende liberalismo é liberal, quem defende libertarianismo é libertário. A ideia central que diferencia o primeiro do segundo se concentra na questão do papel do estado. Enquanto os liberais aceitam muitas funções do estado, os libertários as condenam. Iniciativa de qualquer instituição que busque impor algum tipo de "poder coercitivo" sobre as pessoas e que possam limitar seus julgamentos individuais é preponderantemente combatido pelos libertários. O liberal permite que o estado faça a coordenação de políticas sociais e econômicas, o libertário é totalmente contra qualquer forma de intervenção do estado, assim, igualmente, é contra qualquer programa de assistência social defendendo que cabe apenas aos indivíduos se responsabilizarem por suas próprias autonomias. Para o libertário, o estado é meramente uma figura decorativa.

Conforme observamos até aqui, podemos concluir essa diferenciação entre liberalismo e libertarianismo pela afirmação de que se liberalismo é uma alternativa ao socialismo, assemelhando-se apenas em determinados aspectos com relação á participação do estado, logo, também podemos definir libertarianismo (por se opor a qualquer interferência estatal) como a anarquia do capitalismo.

Só vale lembrar que há libertários tanto de direita, quanto de esquerda. Comunismo e libertarianismo se ligam no mesmo nó da curva: a exclusão do estado – o poder social centralizador – na vida das pessoas. Por isso, tanto o libertário capitalista quanto o libertário comunista caminham na mesma marcha. Mesmo em lados opostos levantam o mesmo estandarte, a bandeira resplandecente e radical da anarquia.

(Leon Cardoso)

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 17/07/2020
Reeditado em 17/07/2020
Código do texto: T7008428
Classificação de conteúdo: seguro