O Capitalismo segundo Marx

O Capitalismo para Marx é um sistema interconectado em três partes:

1ª Parte: solidificado na produção de mercadorias;

2ª Parte: propriedade privada dos meios de produção;

3ª Parte: compreende um mercado de trabalho livre.

As pessoas que não possuem um acesso efetivo aos meios de reproduzir suas vidas por conta própria, são obrigadas a vender a sua força de trabalho a outros. Os compradores da força de trabalho, são os verdadeiros detentores da riqueza e dos bens de produção, eles de certa forma dominam não somente o mercado mas também o Estado, uma consequência lógica; constituindo-se numa assim chamada classe dominante.

Classe constitui-se na visão de Marx em um grupo de pessoas que possui uma relação particular com os meio de produção, tendo desta forma classe burguesa, isto é, os donos dos meios de produção; e os proletários, classe está que vende o seu trabalho para os detentores dos meios de produção.

A Sociedade Capitalista é caracteristicamente uma sociedade embasada em classes, porque tem a sua divisão em diferentes grupos de pessoas. E estes grupos divisíveis entre si, mutuamente excludentes, possuem diferentes relações com os meios de produção, sumariamente são os empregadores e os empregados.

A exploração Capitalista do mercado mundial, edificou um modo cosmopolita da produção e bens e o seu respectivo consumo, em todos os países. Este movimento modificou drasticamente o panorama industrial global, onde antes as indústrias nacionais supriam a necessidade do país onde estavam instaladas, passou-se a ter a competição de indústrias de outros países, bem como entrou em contato com novas fontes de matéria-prima. Fatores estes que solaparam tanto a forma de relação entre as classes, como instigou a corrida pela industrialização massiva, criando também necessidades novas e supérfluas aos consumidores dos produtos industrializados (manufaturados).

O Capitalismo é um fruto da industrialização e competição feroz entre a classe burguesa, na qual estabelece uma relação de senhorio com a classe proletária, obrigada por questões de pura sobrevivência a vender a sua força de trabalho para a classe senhorial.

Fontes: Teoria Crítica – Org. Fred Rush

Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx, Friedrich Engels

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 07/07/2020
Código do texto: T6999188
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.