O Partido Nazista

Hitler já era chefe do Partido Nazista no ano de 1932, na ocasião ocorreu uma crise parlamentar, nos moldes da crise italiana de 1929. Na oportunidade os nazistas foram relutantes e exigiram que Hitler chefiasse o gabinete destinado ao partido, os elementos da esquerda alemã negaram-se a dar apoio ao líder nazista. No ano seguinte, em 1933, um grupo financeiro, acreditando no potencial para promover mudanças na Alemanha, recomendou Hitler para ocupar o cargo de Primeiro Ministro ao Presidente Hindenburg. Os setores financeiro e industrial, ensejavam controlar Hitler, esperando que o líder nazista fosse um Primeiro Ministro fantoche. Mas Hitler não perdeu tempo, mobilizou o partido, procedeu com a dissolução dos movimentos conservadores e social-comunistas com viés internacional, intuindo aniquilar qualquer oposição e pensamento antagônico à seu projeto de poder e ao espírito nacional germânico. Em seguida convenceu o Presidente alemão à convocar novas eleições para a Câmara. O partido nazista deu a Hitler o poder ilimitado, na esteira dos acontecimentos, e com a morte do presidente, em 1934, Hitler torna-se o “chefe e chanceler da nação". Então o chefe nazi, sepulta a cambaleante república alemã e funda o Terceiro Reich, sob o símbolo da suástica e baseado no nacional socialismo. O nacional socialismo fundado por Hitler, trás no seu bojo elementos fortes do socialismo soviete por exemplo, pois centra-se num chefe supremo da nação com poderes ilimitados, num Estado centralizador e controlador da vida do cidadão e na ausência absoluta de oposição, o partido único impera, bem como não é tolerado qualquer crítica ao sistema; o nazismo tem contornos claros e translúcidos do socialismo teorizado por movimentos de esquerda. O novo regime inicia então com suas mudanças no panorama político e social alemão, extinguindo e reduzindo à clandestinidade os demais partidos políticos; controlando à imprensa, meio de comunicação, educação, cinema, teatro e às atividades comerciais e industriais. Todas as formas de manifestações e críticas foram severamente sufocadas, com atos brutais e sangrentos. No ano de 1938, o partido reinava absoluto na Alemanha, com o controle das forças armadas. Em seguida deflagou-se ferozmente a campanha antijudaica, de contornos bárbaros e níveis de extermínio furiosos.

Fonte: História da Civilização – Aguiar Neto

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 04/07/2020
Reeditado em 06/07/2020
Código do texto: T6996366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.